News  >  Blog

Líderes comunitários apresentam conquistas na 7ª Horizontina em Exposição

Published 03/18/2019 by Daiane Yara Martins

2019-03-s-tima-horizontina-em-exposi-o-09

Os líderes comunitários dos oito bairros de Horizontina que participam do Programa Semeando o Futuro estiveram presentes na 7ª Horizontina em Exposição. Na ocasião, os moradores dos bairros Alvorada, Bela União, Cohab, Colato, Ouro Verde, Panorama, Paraíso e Jardim Vila Nova tiveram a oportunidade de compartilhar suas conquistas com os visitantes da feira. 

Durante quatro dias de evento, os líderes conversaram sobre os progressos que tiveram em suas comunidades, parques infantis, promoção de jantares e festas comunitárias, revitalização de praças e salões comunitários foram alguns deles. 

Essa troca de ideias animou Iara Garcia, líder comunitária há pouco mais de dois anos no Bairro Bela União. “É muito legal poder participar de eventos como esse e mostrar nosso trabalho para os demais moradores de Horizontina. Muitas pessoas ainda não conhecem o poder que o desenvolvimento comunitário pode ter. Acredito que essa troca pode motivar outros bairros a serem mais participativos em sua comunidade”, afirma.

Luana Pinheiro, também líder comunitária do Bairro Bela União, destaca a visibilidade que todo trabalho da comunidade obteve com a participação do evento. “É muito importante a nossa participação em um evento tão grande na cidade. É a oportunidade perfeita para as pessoas conhecerem o nosso trabalho”, afirma.

Já Giovana Kuhn, especialista em desenvolvimento comunitário da Global Communities Brasil, acredita que a participação das comunidades no evento pode trazer motivação para mais ações e conquistas.

“A participação dos líderes em um evento importante como esse para a cidade é muito importante para troca de ideias entre eles e com os demais moradores. Vi em cada um o orgulho de poder fazer desse processo que está dando tantos frutos bons para as comunidades”, afirma.

A 7ª Horizontina em Exposição contou com a participação de mais de 200 expositores, que se distribuíram em dois pavilhões no Parque de Eventos João de Oliveira Borges. Em quatro dias, mais de 30 mil pessoas prestigiaram o evento.

Desde que 2014, o Semeando o Futuro tem trabalhado para estimular a capacidade das comunidades e instituições locais para priorizar as necessidades e mobilizar os recursos para que melhorias das condições socioeconômicas, especialmente para os jovens em risco, sejam realizadas. Além disso, o programa trabalha diretamente com a Fundação John Deere e os comitês de voluntariado para facilitar atividades voluntárias nessas comunidades.

Veja na imagem abaixo algumas das principais conquistas.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.