Cópia de Projeto Primeira Infância

A fase de ouro 

Desde 2014, trabalhamos em estreita parceria com escolas públicas no desenvolvimento de crianças e jovens. Durante esses anos, notamos que muitos jovens chegam ao ensino médio sem terem desenvolvido algumas capacidades socioemocionais fundamentais para sua vida adulta. E sabemos que, o desenvolvimento dessas capacidades deve ocorrer nos seis primeiros anos de vida do indivíduo.

A partir dessa experiência, reunimos nossa equipe de especialistas e desenvolvemos o Minha Primeira Infância, projeto aprovado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura - PRONAC 23.2077), que prevê a utilização de recursos de incentivo fiscal para patrocínio de projetos culturais.

 

Sobre o projeto

 

O objetivo do projeto Minha Primeira Infância é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância (0-6 anos) de escolas públicas por meio de oficinas culturais vivenciadas em artes cênicas e corporais, a arte do brincar, musicalização e contação de histórias.

Essas oficinas visam proporcionar experiências para o desenvolvimento integral das crianças, estimulando habilidades culturais e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Além disso, o programa também oferecerá capacitação à comunidade escolar e criará, em parceria com a escola e as famílias, um ambiente propício para o desenvolvimento dessas atividades.

O projeto será implementado ao longo de 2024 em três cidades: Catalão (GO), Campinas (SP) e Recife (PE).

Cópia de Projeto Primeira Infância (1)

Etapas

Participação social 

O início do projeto é marcado pela identificação das oportunidades de melhorias no espaço escolar. Após o mapeamento nossa equipe trabalha junto com a comunidade escolar e voluntários no planejamento e execução da melhoria, construindo juntos um ambiente propício para o desenvolvimento das atividades.

Oficinas Culturais 

Após a preparação dos espaços, serão realizadas com as crianças ao longo de todo o ano letivo, oficinas culturais. As famílias, serão impactadas ao longo de todo o ano, ao acompanhar a evolução dos seus filhos, que participarão da mostra cultural ao final do ano.

 

Capacitação de professores  

As equipes de cada escola acompanharão nossos especialistas participando das oficinas ao mesmo tempo que receberem capacitação nas quatro áreas trabalhadas no projeto: arte, musicalização, brincar e contação de histórias.

Voluntariado 

O projeto propicia diversas oportunidades de voluntariado ao longo de sua execução podendo se tornar uma ponte de conexão entre a escola e sua comunidade.

NOSSA METODOLOGOA

Desenvolvimento integral

Quando a primeira infância é vivida com cuidados, amor, estímulo e interação, possibilita que a criança aproveite todo seu potencial ao longo da vida, pois adquire e aprimora várias capacidades relacionadas aos aspectos cognitivo, motor, emocional e social. Ela torna-se um adulto mais saudável e equilibrado contribuindo para toda a sociedade.

Fernanda Mello
Diretora de Programas Global Communites Brasil e Argentina

Quem acredita nesse projeto

regua_1