News  >  Blog

Ação no bairro Bela União, em Horizontina, reúne mais de 200 pessoas

Published 05/11/2017 by Daiane Yara Martins

volunt-rios-mateada-bu_orig

Junto com Programa Semeando o Futuro, a Associação de Moradores promoveu uma tarde de esporte, lazer e união na comunidade

A dona de casa Margarete Mariano, 39 anos, passou o último domingo com o chimarrão na mão entre a roda de amigas, na Praça Esportiva do Bairro Bela União. Ela assistiu ao grupo de Capoeira, prestigiou o futsal masculino e feminino e ficou feliz em ver tantas crianças nos brinquedos infláveis. Margarete era uma das mais de 200 pessoas que aproveitaram a 2 Mateada Unidos pelo Bairro, promovida pela Associação de Moradores com o apoio do Programa Semeando o Futuro, da Global Communities.  “Foi uma tarde de conversas,  esporte e a união da comunidade. Meu filho tem 8 anos e aprendeu Capoeira com um projeto da Associação, junto com o programa. Isso ocupa o tempo e a cabeça dele. É maravilhoso”, conta.

O evento contou com a ajuda de voluntários na organização e parcerias com igrejas, escola e empresas na doação de material. Os participantes ganharam água quente e erva mate, prestigiaram boa música e venda de lanches como bolo e cachorro-quente. Os meninos da Bela União jogaram futsal com o time do Bairro Paraíso, convidado para a ação. “É um bom exemplo de integração dos bairros. Foi muito bom receber este convite para partici desta mateada.  Na união, crescemos juntos”, garante  Paulo dos Santos, vice-presidente da Associação da Paraíso.

Magarete Mariano, 39 anos e seu filho de 8 anos

Um dos objetivos do Programa Semeando o Futuro é a mobilização comunitária para que os bairros beneficiados, como a Bela União, possam promover ações de melhorias na comunidade.  “Atividades como a mateada visam a integração das pessoas, usando espaços dentro do próprio bairro. É um momento de conversar com o vizinho, de praticar esporte e dar sugestão para os líderes da Associação. Todos pensando na coletividade e cada um fazendo a sua parte”, explica Carmen Freddo, especialista em desenvolvimento comunitário do programa.

O programa Semeando o Futuro tem como meta, aperfeiçoar a capacidade das comunidades e instituições locais para que juntos tenham maior autonomia em busca de melhores condições socioeconômicas. Este programa de três anos veio em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities.

Textos e fotos: Alessandra Bedin Toniazzo