News  >  Blog

Alunos e voluntários se unem e transformam escola Albino Fantin

Published 12/18/2018 by Daiane Yara Martins

2018-10-mutir-o-albino-fantin-2-145

Cerca de 80 pessoas, voluntários John Deere, pais e alunos da Escola Albino Fantin, participaram de um mutirão que transformou diversos ambientes da instituição. A inciativa, surgiu e foi executada com ajuda dos voluntários nos projetos 5S e Liderança Juvenil, presentes no programa John Deere na Escola. As mudanças realizadas irão beneficiar 420 alunos.

Os voluntários estiveram envolvidos durante a manhã em diversas atividades como, a organização e limpeza do depósito da escola, a limpeza do ginásio e da quadra externa, o corte de grama de diversas áreas, limpeza do pátio, identificação de lixeiras, e a reforma do banheiro da instituição, onde foi instalado pia, a substituição de lâmpadas e a pintura de portas e paredes.

Para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, Henrique Mateus Kmiee, a realização do mutirão possibilitou a integração de novos alunos, que antes não participavam das atividades dentro da escola. “Estou muito contente com o número de novos colegas que vieram nos ajudar no dia de hoje, ações como essa servem além de tudo para integrar e unir toda a comunidade escolar, deixando a escola mais bonita e organizada para todos que, diretamente ou indiretamente, vão fazer uso das instalações”.

Já para o professor Valdir Cansi, que está na Escola Abino Fantin há mais de 15 anos, o volume de participantes e as transformações conquistadas resultarão em motivação para futuros projetos. “Sou professor aqui há muito tempo e estou muito contente com a maior participação de pais, alunos e professores na manutenção da nossa escola. Acredito que a implantação das capacitações pelos Voluntários John Deere foi a motivação que faltava para a execução de mais iniciativas como essa. Hoje, quem passar em frente daqui verá que algo aconteceu e tudo está muito bonito”.

O mutirão foi planejado durante as capacitações do Liderança Juvenil e do 5S na escola, do John Deere na Escola. Roberta Brandt, voluntária no projeto, se diz contente com a alta participação dos alunos nas atividades. “Nós voluntários sentimos o comprometimento deles desde o primeiro encontro, o que sempre motivou o nosso próprio trabalho. Essa atividade serviu para eles colocarem em prática tudo que aprenderam. Estou feliz com o resultado final e com toda a participação de todos, alunos, professores, pais e voluntários”.

Roseli Bianchi, Especialista em Voluntariado na Global Communities, comenta a evolução dos alunos durante todo o processo de capacitações. “Essa grande ação coroa um processo de muito aprendizado, que foi conquistado através do John Deere na Escola, muitas outras ações foram realizadas, mas colocou em prática tudo que foi ensinado. Tenho certeza que a semente foi plantada e outras transformações aconteceram”.
Semeando Futuros com o poder do Voluntariado

​O programa Semeando o Futuro reforça a capacidade que os voluntários da empresa têm em contribuir ativamente na construção da sociedade em que está inserida. Através de projetos de Mentoria, Liderança Juvenil, Conhecendo as Profissões, etc, os funcionários da John Deere doam seu tempo e talento para contribuir com a definição de carreira e inserção profissional de alunos de escolas parceiras. Os voluntários focam seu trabalho em desenvolver habilidades de liderança e ajudar os jovens encontrar o seu caminho profissional.

Além disso, o programa Semeando o Futuro fomenta atividades de melhoria nas escolas e nas comunidades com a colaboração entre pais, alunos, funcionários, professores e voluntários John Deere, proporcionando um ambiente mais seguro e atraente para os jovens. Através da parceria com a Global Communities, a empresa investe no desenvolvimento dos jovens, que podem ser a próxima geração de talentos da empresa e também moradores em suas comunidades de entorno.