News > Blog
Global Communities Internacional atua na Faixa de Gaza
Published 06/20/2024 by sflorencio
Desde o início da guerra entre palestinos e israelenses, a Global Communities tem atuado em Gaza, mobilizando sua extensa rede e parcerias para fornecer assistência humanitária emergencial. A colaboração com parceiros-chave como o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Banco da Palestina, junto com parcerias locais, tem sido vital para atender às amplas necessidades das famílias em toda a região.
Distribuição de Refeições
O foco principal tem sido a distribuição de suprimentos essenciais, adaptando-se às necessidades em constante evolução das populações deslocadas. Inicialmente, foram fornecidos vales-alimentação às famílias, possibilitando a compra de itens necessários. À medida que as necessidades mudaram, a atenção se voltou para a distribuição de alimentos, incluindo refeições quentes e cestas básicas que sustentam uma família de cinco pessoas por duas semanas. Esses esforços têm como alvo especialmente as famílias fora dos centros da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras (UNRWA).
Mobilizando Resposta Emergencial Colaborativa
A Global Communities coordena com outras ONGs em Gaza, na Cisjordânia e no Egito, garantindo uma resposta humanitária coesa e eficiente. Nossa ampla rede de distribuição na região central e sul de Gaza nos posiciona apoiar outras organizações em seus esforços, permitindo estender o alcance. Isso inclui a distribuição de itens não alimentares, como água e produtos de higiene, além da ajuda alimentar, maximizando o impacto e a abrangência do nosso apoio.
Combate à Insegurança Alimentar
Diante da insegurança alimentar generalizada em Gaza, a Global Communities, em colaboração com o PMA, triplicou o número de refeições distribuídas diariamente. Desde 13 de março, a equipe aumentou a distribuição de 10 mil para 30 mil refeições por dia, visando mitigar a fome severa enfrentada por mais de 2 milhões de pessoas em Gaza.
Estamos abordando as necessidades mais profundas que já testemunhei, transcendendo a mera sobrevivência e segurança alimentar, para sustentar o espírito humano em nossas comunidades vulneráveis.”
Ra’ed, diretor do programa de assistência alimentar da Global Communities em Gaza
Operações Intensificadas
A decisão de aumentar o número de refeições foi motivada pela conscientização global sobre as terríveis circunstâncias enfrentadas pelos mais afetados no conflito entre Israel e Palestina. Toda a população de Gaza enfrenta atualmente intensa insegurança alimentar, incluindo um milhão de pessoas para as quais a fome é iminente.
A Global Communities intensificou suas operações, incluindo a adição de um novo local de distribuição, para atender à crescente demanda. Até o momento, a equipe liderada por palestinos forneceu quase 2,1 milhões de refeições nos locais de distribuição da Global Communities em Gaza. Isso se soma a mais de 157 mil pacotes de alimentos distribuídos desde janeiro.
Na Global Communities, a prioridade e o princípio orientador é a entrega de ajuda humanitária para aqueles gravemente afetados.
A dedicação a esta causa é igualada pela incrível coragem da equipe em Gaza, que, apesar de suas próprias perdas e dificuldades, continua a facilitar a resposta humanitária com dedicação inabalável. A coragem deles diante do perigo é um poderoso testemunho dos valores que prezamos na Global Communities.”
Carrie Hessler-Radelet, CEO e presidente da Global Communities
Mulheres e Crianças são os Mais Atingidos
À medida que o conflito persiste, mulheres, crianças e recém-nascidos continuam sofrendo desproporcionalmente. Em fevereiro de 2024, o Global Nutrition Cluster divulgou um relatório documentando a deterioração da situação nutricional em Gaza devido à insegurança alimentar, falta de acesso a água potável e saneamento, doenças generalizadas e um sistema de saúde em colapso. Mais de 90% das crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas e lactantes têm acesso a dois ou menos grupos alimentares por dia e os alimentos disponíveis são de baixo valor nutricional.
No início de março, para ajudar a lidar com essa crise, a Global Communities iniciou um projeto para alcançar mulheres grávidas, lactantes e crianças de 3 meses a 5 anos com suplementos nutricionais à base de lipídios (LNS). Até o momento, a organização alcançou 8 mil pessoas com LNS e planeja expandir suas operações para atingir aproximadamente 105 mil pessoas mensalmente.