News  >  Blog

Bairro Alvorada elege nova diretoria

Published 05/15/2018 by Daiane Yara Martins

foto-capa-texto-elei-o-alvorada

Lideranças comunitárias fortalecem autonomia e representatividade no bairro através de processo eleitora

Em abril, a comunidade do Bairro Alvorada, em Horizontina / RS deu um passo importante em seu processo de empoderamento, com a posse da nova presidente da Associação de Moradores do Bairro, Adriana Laodiceia Ferreira. 

A eleição de uma nova diretoria é a primeira no bairro depois que o programa Semeando o Futuro se instalou na comunidade em 2016. Para a nova presidente a Capacitação em Gestão Comunitária Participativa, PACE, teve um papel fundamental na organização da Assembleia Pública, que elegeu a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro. 

“A Capacitação foi fundamental nesse processo de eleição e será ainda mais daqui para frente, pois foi através do que foi passado no PACE que vamos tentar, da melhor forma possível, conseguir mais colaboradores para termos um desenvolvimento unitário na comunidade. A transição está acontecendo aos poucos, agora estamos colocando em prática o que aprendemos com a capacitação”, conta Adriana.
Para a técnica em desenvolvimento comunitário da Global Communities Brasil, Giovana Kuhn, a organização que os moradores tiveram nessa nova eleição é resultado de uma comunidade mais unida e consolidada.

“Esse processo de empoderamento da comunidade é muito importante, nós da Global Communities e do programa Semeando o Futuro, estamos aqui plantando as sementes, com as capacitações e o apoio durante as reuniões das mesas de coordenação comunitária, mas o que queremos ver mesmo é isso, a comunidade sendo participativa e elegendo seus próprios líderes de forma democrática”, afirma.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.