News  >  Blog

Benedicta Bem Bonita transforma muro de escola em Campinas

Published 01/21/2019 by Daiane Yara Martins

img-0875

Wesley Carneiro da Silva é um dos mil e duzentos alunos da Escola Estadual Benedicta de Salles Pimentel Wutke, localizada no Jardim Nova América, em Campinas/SP. Quando ingressou no Ensino Médio, há dois anos atrás, costumava ser um garoto tímido e sem nenhum tipo de interação com a escola e com o Grêmio Estudantil. “Antigamente eu era um estudante passivo, não me preocupava com a escola e achava que eu não poderia contribuir de nenhum jeito com sua melhoria”. 

Em 2018, Wesley se sentiu tocado a participar do Grêmio Estudantil, mas mesmo assim não contribuía muito para o desenvolvimento de projetos, que iriam trazer mais melhorias para a escola. Foi somente com a participação no Liderança Juvenil, do John Deere na Escola que essa situação começou a mudar.

“Com minha participação no Liderança Juvenil eu comecei a ver escola de uma forma diferente, foi a partir daí que deixei a timidez de lado e comecei a participar mais e a pensar em projetos que poderiam contribuir”, afirma. “Todos os ensinamentos que os voluntários nos passaram serviram de incentivo para todos nós do grêmio”.  

Com essa dose extra de motivação, Wesley e seus 14 colegas do atual Grêmio Estudantil da Benedicta Wutke, se juntaram aos líderes comunitários do bairro e pensaram juntos na execução do projeto de grafismo da parte externa do local, que ganharia corpo no  ”Benedicta Bem Bonita”. O projeto foi elaborado no curso de Gestão Comunitária Participativa e foi um dos contemplados no Fundo Comunitário da Global Communities de 2018, que tem como objetivo estimular projetos comunitários com foco em crianças e adolescentes.

“Antes do projeto os muros da escola sofriam quase que diariamente com os efeitos da pichação e ficavam cada vez mais poluídos, a frente da escola era bem diferente do que está hoje”, afirma Wesley.

O estudante, ainda destaca a parceria entre o Grêmio Estudantil e os líderes comunitários em prol de um bem comum para toda comunidade escolar. “Foi muito bom para nós do grêmio participar das reuniões. Foi a partir disso que pudemos colaborar efetivamente com a escola. Sem a colaboração deles a ação não seria possível”.  
Para a Mesa de Coordenação, a pareceria com os estudantes também foi muito benéfica na primeira ação do grupo depois da conclusão da Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE). Chirlene Ximendes, membro do grupo, destaca o envolvimento de toda a comunidade escolar.

“Nós, como pais, e agora como mesa de coordenação no bairro temos que ajudar na preservação das coisas boas que o bairro possui. Minhas duas filhas estudam na Benedicta então para mim é muito gratificante ver a escola mais bonita e cheia de desenhos feitos pelos próprios alunos”, destaca.

Pais de alunos, funcionários da escola e artistas colocaram a mão na massa durantes os dois dias de atividades do Benedicta Bem Bonita e ajudaram a colorir o muro, antes pichado e cinza. A ação também contou com a colaboração da ONG Redenção, que fez uma demonstração de jiu-jitsu.

 Com a primeira ação concluída e com o fim da capacitação do Liderança Juvenil, os membros do Grêmio Estudantil têm novos planos de melhorias. Durante a capacitação, várias melhorias possíveis foram elencadas pelos jovens e novos projetos devem surgir em breve, com a ajuda dos Voluntários John Deere, que continuarão auxiliando os alunos.

“A gente ainda quer continuar com novas ações, já começamos o projeto de conscientização para salas mais limpas, queremos vedar as janelas e instalar bebedouros no andar de cima. Agora sabemos como fazer e queremos colocar em prática essas ideias logo”, afirma Wesley.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.