News  >  Blog

Cinco razões pelas quais as refeições escolares são importantes 

Published 03/26/2025 by sflorencio

Sabemos que essas refeições são a base para melhores oportunidades e resultados de aprendizagem, porque já vimos como elas aumentam a frequência e a atenção dos alunos”, afirma Leonel Arguello, Diretor de Alimentação Escolar Integrada da Global Communities. “Mas os programas de alimentação escolar oferecem benefícios que vão além de fornecer refeições. Investir nesses programas contribui ativamente para a melhoria da saúde, da prosperidade e da qualidade de vida dentro de uma comunidade, levando a uma sociedade melhor.” 

Conheça cinco razões pelas quais eliminar a fome da sala de aula é essencial para ajudar os alunos a aprenderem, prosperar e construir um futuro melhor para si e suas famílias.  

Foto: Wendyline Malawa, Tanzania
1. AS REFEIÇÕES ESCOLARES NUTREM MENTES E CORPOS JOVENS

As refeições escolares podem variar dependendo do local onde são servidas, mas todas compartilham um objetivo comum: fornecer aos alunos os nutrientes essenciais de que precisam para crescer e aprender. Essas refeições contêm uma combinação fundamental de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, essenciais para o desenvolvimento infantil. Além disso, incentivam hábitos alimentares saudáveis que podem durar a vida toda. 

2. A NUTRIÇÃO ADEQUADA DAS REFEIÇÕES ESCOLARES MELHORA O DESEMPENHO ACADÊMICO

Uma alimentação adequada está diretamente ligada a um melhor desempenho acadêmico. Quando as crianças estão bem alimentadas, elas têm a energia e o foco necessários para se destacar nos estudos. Ao garantir que os alunos recebam refeições nutritivas, não estamos apenas apoiando suas conquistas acadêmicas imediatas, mas também criando as bases para seu crescimento e desenvolvimento a longo prazo. 

3. AS REFEIÇÕES ESCOLARES INCENTIVAM A FREQUÊNCIA REGULAR

Para muitas famílias, a garantia de que seus filhos receberão uma refeição na escola é um grande incentivo para mantê-los frequentando as aulas regularmente. Isso é especialmente importante em regiões onde a insegurança alimentar é comum, pois oferece uma fonte confiável de nutrição que, de outra forma, poderia não estar disponível. Essa regularidade na educação reduz as chances de defasagem escolar, diminuindo, assim, as taxas de evasão. 

Foto: Michel Strogoff, Madagascar
4. OS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PODEM FORTALECER A ECONOMIA LOCAL

Muitos programas de refeições escolares adquirem alimentos de produtores locais, beneficiando tanto os alunos quanto a comunidade. Ao comprar alimentos frescos e nutritivos de agricultores da região, esses programas garantem que as crianças recebam os nutrientes essenciais de que precisam, ao mesmo tempo em que impulsionam a renda dos produtores locais. 

5. OS PROGRAMAS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ENVOLVEM ATIVAMENTE OS PAIS

Há mais de 23 anos, a Global Communities tem testemunhado o engajamento dos pais, que vão desde fornecer itens essenciais, como alimentos e água potável, até participar de atividades de leitura em casa e na comunidade. Suas incontáveis horas de voluntariado muitas vezes passam despercebidas, mas sem esse apoio, os programas sustentáveis de alimentação escolar não seriam possíveis. Atualmente, mais de 69.000 pais apoiam nossos programas, dedicando impressionantes 5,5 milhões de horas de voluntariado por ano.