News  >  Blog

Como se reinventar e empreender em tempos de crise?

Published 10/15/2020 by Daiane Yara Martins

whatsapp-image-2020-10-15-at-16-16-28_orig

Com o isolamento social adotado como uma das medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), muitas pessoas perderam seus empregos e ficaram sem fonte de renda. 

Mas, mesmo diante de uma situação inesperada e com tantos desafios, é possível encontrar soluções novas e criativas para superação. Foi com este objetivo que o “Ciclo de Conversas” convidou a professora, Diana Ceolin, para participar do sexto encontro que aconteceu no dia 8 de outubro. O tema foi “como se reinventar e empreender durante tempos de crise”. 

O evento foi realizado de forma 100% online e reuniu também líderes e voluntários que atuam no programa Semeando o Futuro. Apoiado pela Global Communities, o objetivo do “Ciclo de Conversas” é discutir temas sobre os mais diferentes aspectos dos tempos de crise.

Diana Ceolin é assistente social com mais de 17 anos de carreira, mestre em gerontologia social. Além de palestrante, atua também como empresária no ramo de prestação de serviços, sendo associada da Unitec com cursos e eventos online.
 
Para ela, o cenário que passamos a viver desde março de 2020 com o início da pandemia trouxe a oportunidade de nos abrir a uma nova perspectiva. “Estamos vivendo um cenário diferente do que estávamos acostumados. E agora é preciso abrir mão de algumas coisas para ter outras”, reflete.
 
“Sou assistente social e tenho uma empresa de prestação de serviços. Mesmo em um momento de incerteza, mantive o entusiasmo em fazer coisas novas e decidi guinar minha vida profissional neste período. Isso me gerou um aprendizado rico. Tenho a certeza de que todos podem fazer a mesma coisa.”, conta.
 
O resultado dessa experiência pessoal, assim como dicas para quem quer seguir pelo mesmo caminho, Diana revela durante a conversa a seguir:

Como se reinventar em tempos de crise?

Diana Ceolin começa mencionando que diante de um cenário caótico, como o que se iniciou com a pandemia, é comum as pessoas entrarem em um processo que leva à descrença. “No começo, ouvi muitos comentários negativos. Muitos pensando no desemprego ou em como salvar seus pequenos comércios, entre outras problemáticas. Esses cenários, com certeza, são complexos, mas é sempre possível pensar em alternativas. Não podemos ficar à mercê da frustração”, comenta.

Segundo ela, no passado da sociedade quando enfrentamos outros momentos de pandemia, foi possível vencer os obstáculos e estabelecer uma nova organização para as rotinas. “Pesquisei e verifiquei que naquelas ocasiões, quem se sobressaiu foram as pessoas que se reinventaram”, analisa.

E mesmo que as situações não pareçam ter alternativas possíveis, Diana reforça que “todos os dias, temos a possibilidade de olhar para as coisas boas e transformar nossa vida. Apenas precisamos mudar a nossa forma de olhar para encontrar novas respostas”.

Estamos apenas acostumados ao nosso cotidiano

A professora chamou a atenção para a alta capacidade de aprendizado do ser humano.

“Para ilustrar isso, gostaria de usar como exemplo uma pesquisa chamada de ‘Túnel 4’, que foi executada na universidade de Havard. Ela tinha como objetivo estudar a reação das pessoas diante de problemas de qualquer ordem.

O teste envolvia analisar o comportamento de ratos em busca de comida. Para isso, foi usado um recipiente com vários túneis. Durante vários dias seguidos, os cientistas alocaram a comida em um mesmo túnel: o de número 4.

Neste período, foi possível perceber que os ratos seguiram um padrão e buscavam a comida no mesmo local. Contudo, em um outro dia, os cientistas trocaram a comida de lugar, mas os ratos continuaram a buscar a comida no antigo local.

Quando a pandemia começou estávamos acostumados a uma rotina, assim como os ratinhos da pesquisa. Mas, houve uma distorção disso tudo e essa mudança gerou desconforto, insegurança e medo. Todos esses sentimentos podem nos bloquear e impedir o nosso progresso”, descreve.

Mas, de acordo com a professora, é possível superar todas essas adversidades. “Enquanto nós respiramos, nós aprendemos. Existe muito espaço para aprendermos coisas novas. Nós como seres humanos temos esse privilégio”, ressalta.

Empreender em situações difíceis: colocando em prática a superação

“Para dar uma guinada, o primeiro passo é fazer uma leitura instantânea do todo e analisar as circunstâncias do momento”, indica a professora.

Ela reforça que, mesmo diante de todos os medos que enfrentamos por conta da pandemia, é possível encontrar novas possibilidades. Ela dá algumas dicas para quem vende produtos ou serviços.

“Às vezes, em situações de crise, é preciso cortar os custos para poder reagir de maneira mais adequada. Outra oportunidade que a pandemia trouxe foi a aposta no universo online. As pessoas passaram a usar mais a internet para comprar e vender. É bem verdade que nem todos têm acesso à internet, mas mesmos essas pessoas que ainda enfrentam limitações, em alguns momentos, podem conseguir conexão em espaços públicos. Por isso, não podemos menosprezar o poder da internet”.

Ela segue: “Também é preciso oferecer descontos e vantagens para tornar o negócio mais atrativo. Outra ação é a troca de carteira de cliente entre profissionais de outros segmentos de negócio. Essa é uma relação de parceria de ajuda mútua, que favorece muito o fortalecimento comercial nesses momentos de crise”, avisa.

Algumas dicas práticas para empreender em tempos de pandemia

● Corte os custos do negócio;
● Use a internet para vender;
● Ofereça mais descontos e condições especiais para tornar o seu produto ou serviço mais atrativo;
● Faça parcerias com outros negócios e troque clientes.

Veja outras dicas repassadas pela professora:

Encontre o seu propósito e pense positivo

“Cada um de nós temos um propósito na vida. Quando o encontramos, tudo o que fizermos será suave e leve. O propósito nos trará clareza e dará importância para a nossa rotina.

Todos os dias quando acordo, agradeço a Deus e acredito no meu potencial. Com isso, faço o meu dia ser extraordinário.

É importante também fazer afirmações positivas como ‘eu vou fazer tal coisa’, ao invés de ‘eu quero fazer tal coisa’. A frase feita dessa forma faz muita diferença e nos ajuda a acreditar em nós mesmos. Assim, a mente atrai coisas positivas.

O meu propósito são as minhas filhas. Meu objetivo é ser sempre ser um exemplo para elas”, conta Diana.

Blindando a negatividade

“Positividade sempre! Não fique acreditando que situações negativas irão acontecer. O pensamento negativo, desencadeia emoções negativas e isso faz com que coisas ruins aconteçam. Afaste-se de pessoas negativas”.

Usando a criatividade para empreender

“Para ser um empreendedor de verdade é preciso ter criatividade. A pandemia trouxe a necessidade de novas formas de comercialização de produtos e serviços. Para aproveitá-las é preciso abrir a mente.

Uma dica é prestar a atenção em cenários mais amplos e não somente nas atividades que já estamos acostumados a fazer.

Um bom exemplo que vi foi o de uma pessoa que trabalha prestando serviços de limpeza. Assim que a pandemia começou, ela criou um curso de organização doméstica voltado para ensinar as pessoas que dispensaram seus funcionários e precisaram colocar a mão na massa em suas rotinas. Parece uma coisas tão simples, mas o curso vendeu muito”.

A hora do digital

“Essa é a hora do marketing digital. Eu mesma aproveitei o começo da pandemia para criar três cursos digitais. Investi um total de R$ 56,00. Essa quantia pode ser muito para alguns e pequena para outros. Mas, o mais importante é agir rápido para não perder a oportunidade.

O mundo digital está aí. Todos podem se beneficiar, mesmo as pessoas que não têm acesso privado à internet, pois elas podem usar espaços públicos para se conectarem”.

Todos nós temos potencial

“Nosso cérebro pode ser treinado para aprender coisas novas. Encontre seu propósito e acredite em você. Não fique ‘pingando de galho em galho’, faça a diferença em algo que você é bom. E se você ainda não sabe no que é bom, faça um curso de autoconhecimento. Na internet é possível fazer diversos cursos, às vezes, até gratuitos.”

Comemore sempre

“É preciso vibrar a cada pequena conquista, a cada ideia nova. Assim, projetamos essa informação em nosso cérebro que irá nos devolver com as forças necessárias para seguirmos em frente com os projetos”.
Exercite a gratidão“Todos os dias, somos presenteados e não sabemos agradecer. Existem estudos que mostram que gratidão nos deixa mais saudáveis. Seja grato ao que já tem para ir mais longe e, automaticamente, as coisas positivas virão para a nossa vida. Coloque no papel  suas ideias assim que elas surgirem com gratidão, nada faltará em nossas vidas”.

Marque uma data para a realização de seus projetos

“Coloque prazo nos seus sonhos. Senão, ficamos no ‘um dia vai dar certo’. Temos que nos esforçar um pouco a cada dia para realizá-los. Colocando prazos fica mais fácil de perseguir esse objetivo”.

Líderes comunitários também precisaram se reinventar

Para a coordenadora regional do Semeando o Futuro na cidade de Montenegro (RS), Naja Souza, a pandemia trouxe a oportunidade para que os líderes comunitários se reinventassem em suas atribuições.

“Nós mesmos tivemos que readaptar nossa forma de contato, por exemplo. Fomos avançando e cada dia ficando mais à vontade com o uso da tecnologia. Vejo um reflexo positivo trazido nesse momento. Muitos projetos comunitários tiveram de ser adiados, mas muitas necessidades novas surgiram para manter o bem viver da comunidade. Continuamos agindo, mas de formas diferente”, comenta a coordenadora.

Ela ainda reforça que cada um de nós tem um talento. “É preciso descobri-los para que seja possível gerar frutos maiores. Temos que ter vários sonhos e ir nos desenvolvendo aos poucos, subindo cada degrau por vez”, observa.

Para a professora Diana, os líderes comunitários têm essa característica de reinventarem muito latente, pois são capazes de deixarem de lado os seus próprios projetos para atuar em pró ao outro.

“Manifesto aqui os meus parabéns aos líderes, que deixam a famĺia e profissão, para atuarem em suas comunidades com gratidão e amor. Neste trabalho, acredito que a gratidão faz a diferença para a reinvenção”, finaliza.

Quem quiser assistir na íntegra a conversa, pode acessar a página do Facebook da Global Communities Brasil ou acessar este link.

Comunidade em ação

​A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que elas busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolvam sua autossuficiência comunitária.

Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.