News > Blog
Dia da Criança com brincadeiras e união em bairros de Horizontina
Published 10/18/2017 by Daiane Yara Martins
Festas na Bela União e Ouro Verde foram organizadas pelos moradores com o apoio do Programa Semeando o Futuro
A união e dedicação dos moradores fez com que mais de 200 crianças ganhassem bolo, cachorro-quente e algodão doce durante a festa do Dia das Crianças no bairro Bela União, no último sábado. Além das comidas, o encontro entre as famílias na quadra comunitária e promoveu sorrisos com as brincadeiras, pintura de rosto, balões, futebol e chimarrão. Um bolo de três metros foi feito por voluntárias e as doações dos ingredientes vieram da própria comunidade. A iniciativa veio da Associação de Moradores, que buscou apoio das igrejas e escolas do bairro, além de parcerias com o Programa Semeando o Futuro e empresas privadas. “Cada um ajudou e, juntos, percebemos o quanto somos fortes e podemos promover momentos de integração como este. A comunidade estava feliz e participando. O objetivo da associação é buscar melhorias para todos”, afirma Luis Ricardo Machado de Lima, membro da diretoria.
No total, mais 50 pessoas foram voluntárias na ação. Raquel Alves Montelo Peres, 40 anos, foi uma das moradoras que se mobilizou para a festa acontecer. Fora do horário de trabalho, ela passou de casa em casa avisando sobre o evento e pedindo doações. Depois recolheu os ingredientes e ajudou na montagem do bolo, que começou a ser preparado dois dias antes do evento. No dia da festa, ajudou o marido, o Pastor Guilherme, a fazer bichinhos com balões. “Estas crianças precisam de amor e atenção. Conseguimos dar esse carinho e ver o brilho nos olhos de cada pequeno. É gratificante e eu me sinto realizada”, afirma. De acordo com o pastor, a união das pessoas, independente da igreja que frequentam, é o mais importante para o desenvolvimento do bairro. “Todos temos o mesmo objetivo: ver a criançada feliz e os moradores unidos. Essa integração é bom para todos, faz bem”, diz.
No bairro Ouro Verde, mais de 50 crianças puderam se divertir com brincadeiras como corrida do saco, circuitos com pneus, pula corda e dança da cadeira. A ideia surgiu em uma reunião da Associação de Moradores e teve apoio da comunidade, parceiros locais e privados. “Conseguimos distribuir algodão doce, refrigerante, cachorro-quente, pipoca. Mais que isso: conseguimos incentivar a participação dos pais e, assim, tivemos a união entre pais e filhos nas brincadeiras. É gratificante ver todas as famílias do bairro unidas. Não foi fácil chegar neste ponto, mas hoje estamos conversando e conhecendo nossos vizinhos. É muito bom”, garante Eduardo Maron, presidente da Associação.
Para a técnica em desenvolvimento comunitário do Programa Semeando o Futuro, Giovana Kuhn, estas ações são resultados do trabalho feito pelo programa nos 10 bairros em Horizontina. A ideia visa o planejamento, execução e gestão de projetos sociais a partir da mobilização comunitária. “Há três anos estimulamos cada comunidade a se unir, mostramos como identificar as prioridades e como planejar e executar melhorias. Ações como esta, onde existe a mobilização dos moradores, é um bom exemplo que o trabalho está sendo realizado com sucesso”, afirma.