News  >  Blog

Festa Junina do bairro Paraíso reúne mais de 200 pessoas em clima de união

Published 06/27/2017 by Daiane Yara Martins

festa-junina-para-so-6_orig

Evento aconteceu no último sábado e teve apoio do Programa Semeando o Futuro

​A ideia surgiu há três meses em uma reunião da diretoria da Associação de Moradores do bairro Paraíso, quando um morador sugeriu fazer uma Festa Junina na praça da comunidade. De lá para cá, cada um fez um pouco, bem ao estilo “a união faz a força”. No último sábado, o resultado de todo este planejamento: o evento aconteceu e foi um sucesso. A Festa Junina do bairro Paraíso reuniu mais de 200 pessoas de diferentes bairros da cidade. Teve casamento caipira, fogueira e dança de quadrilha.

Teve também doces e comidas típicas, desfiles e muita música. “O objetivo era unir o bairro e resgatar um pouco da história das festividades juninas. Juntamos ideias de cada morador, buscamos patrocinadores, tivemos ajuda de muitos voluntários. Todo o nosso trabalho deu certo e o povo todo ficou feliz”, garante Adélio Furtado, presidente da Associação.

Enquanto uma equipe de mulheres se organizou para doação de bolos, outras fizeram as bandeirinhas e as vestimentas para o casamento caipira. Para enfeitar a praça, um grupo de pessoas trabalhou na sexta-feira, outro no sábado pela manhã. “Toda comunidade esteve engajada. Mais de 40 pessoas trabalharam de forma voluntária para ver o bairro unido. É gratificante ver isso acontecer”, conta o presidente. Para Giovana Kuhn, técnica em desenvolvimento comunitário do Programa Semeando o Futuro, da Global Communities, ações como a Festa Junina fazem parte do processo de evolução da comunidade. “É uma iniciativa de mobilização que busca criar laços entre moradores  e também ampliar laços de integração entre outros bairros”, explica. 

Antes do programa, o bairro Paraíso não tinha a organização que tem hoje, como a Associação de Moradores, o Grupo Colaborativo e Embaixadores Comunitários. “Todos são voluntários e se reúnem pelo menos uma vez por mês para pensar nas estratégias adotadas para a organização e planejamento de cada ação. No caso da Festa Junina, os moradores foram os protagonistas, participando de todo o processo, sentindo-se valorizados como comunidade organizada”, diz Giovana. Já a embaixadora Karine Roglin, que há cinco meses é voluntária no bairro, explica como se sente em fazer parte deste processo: “Antes do programa, eu nunca tinha feito trabalho voluntário. Aprendi que quanto mais você ajuda, mais você se sente bem. É incrível ver o bairro crescendo. É satisfatório como pessoa”. ​

Texto e fotos: Alessandra Toniazzo