News > Blog
Integração marcou almoço compartilhado no bairro São José Operário
Published 05/23/2017 by Daiane Yara Martins

Ação foi apoiada pelo Programa Semeando o Futuro e contou com mais de 100 moradores
A primeira ação dos voluntários que compõe o Grupo Colaborativo do bairro São José Operário, em Horizontina, foi um almoço compartilhado no último domingo. Cada família levou um pedaço de carne e todos dividiram a comida, boas conversas e ideias. O evento foi apoiado pelo Programa Semeando o Futuro, da Global Communities, e contou com mais de 100 moradores. “A mobilização comunitária é importante para pensarmos em ações de melhorias no bairro onde moramos. O almoço mostrou o que queremos como Grupo Colaborativo: pensar no objetivo comum e buscar melhorias para o bairro”, explica o voluntário Reginato Stewens, 42 anos.
O programa identifica lideranças comunitárias e capacita os voluntários dentro da metodologia baseada em princípios como empoderamento, participação e transparência. Esse processo visa mobilização comunitária e o planejamento de ações para melhorias. “O nosso objetivo é desenvolver mudanças positivas e duradouras dentro dos bairros. No São José Operário, a primeira ação foi um sucesso pela participação da comunidade, dedicação dos voluntários e parcerias com a escola e igrejas do bairro”, afirma Giovana Kunh, técnica em desenvolvimento comunitário do programa.

Para Benício Daniel Sartor, Diretor da Escola São José Operária, o evento mostrou o começo de uma ideia importante. “O incentivo da Global Communities auxilia no resgate de grupos e associações dentro de cada bairro. Agora temos a chance de reconstruir essa união e desenvolver projetos para o bem comum da comunidade. Queremos que a escola faça parte disso, pois fizemos parte da comunidade”, explica. Assim como a escola, o Grupo Colaborativo conta com voluntários como Rosimeri Cardoso Pereira, 42 anos. No evento limpou saladas, cortou o pão e ajudou a servir. “Como coordenadora da comunidade e parte do Grupo Colaborativo, sinto meu coração cheio de amor pelo bairro. Ver a comunidade se unindo para melhorar onde moramos, é gratificante. Só assim vamos melhorar e evoluir”, garante.



Texto e fotos: Alessandra Toniazzo