News  >  Blog

Líderes comunitárias apresentam projeto de alfabetização na Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba

Published 04/24/2019 by Daiane Yara Martins

2019-04-reuni-o-sec-mun-educ-ind-1_orig

​Duas líderes comunitárias da Mesa de Coordenação do Jardim Oliveira Camargo estiveram recentemente no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação para apresentar o projeto de alfabetização de jovens e adultos (AJA) “Iluminando letras, escrevendo o futuro”.

O projeto atualmente atende mais de 40 pessoas, com aulas de língua portuguesa e matemática básica ministrada pelos professores voluntários Elisa Quagliato e Daniel Carlos Viana, além das alunas do curso de pedagogia do Centro Universitário Max Planck. A iniciativa, que foi uma das contempladas no Fundo Comunitário da Global Communities Brasil, atende uma das maiores necessidades do bairro: o baixo nível de instrução dos moradores.

“A vontade de ampliar o projeto de alfabetização, que já vinha acontecendo na Casa da Fraternidade, surgiu depois da apresentação da pesquisa realizada pela UNICAMP, a pedido do Programa Semeando Futuro, que nos mostrou uma demanda muito grande de pessoas que não sabem ler e nem escrever em nosso bairro”, afirma Judite Fernanda Simionato, líder comunitária do bairro e voluntária no projeto.

Para a líder comunitária uma parceria com o Poder Público pode ajudar a melhorar o projeto e ampliá-lo, a fim de contemplar totalmente as necessidades dos moradores do Bairro Jardim Oliveira Camargo.

“Iniciamos uma conversa com a Secretaria de Educação do município para solicitar apoio para o projeto AJA principalmente com professores.  São mais de 40 estudantes com diversos níveis de aprendizado escolar e o resultado será bem melhor se houver uma divisão em turmas, mas para isso precisamos de mais professores voluntários ou não. O nosso objetivo é que tenha um polo do EJA no Bairro”, afirma.

Apesar de pouco tempo do projeto, Judite se mostra otimista com os resultados que estão por vir. “O projeto está em andamento há menos de dois meses e o objetivo está se cumprindo: a alfabetização de fato. As faltas são poucas, estamos felizes e constantemente ajustando os detalhes”, afirma.

Comunidade em ação

​A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.