News  >  Blog

Líderes Comunitários do Jardim Oliveira Camargo promovem Expedição Comunitária pelo bairro

Published 05/08/2019 by Daiane Yara Martins

2019-04-expedi-o-comunit-ria-joc-18_orig

​Líderes Comunitários da Mesa de Coordenação do Bairro Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba/SP promoveram uma Expedição Comunitária pelo bairro a fim de atualizar o mapeamento de ativos e identificar oportunidades de melhorias na comunidade. 

O grupo percorreu ruas pré-determinadas em duplas ou trios e durante a caminhada entrevistaram moradores da comunidade, que responderam perguntas sobre o histórico do bairro, como tudo começou, fatos históricos e pontos positivos e negativos da comunidade. Os dados coletados na Expedição Comunitária servirão de base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Comunitário.

A assistente social e membro da Mesa de Coordenação do Jardim Oliveira Camargo, Ana Márcia Pintija Boldrin, classifica a experiência como muito importante para todos os líderes comunitários.

“Para mim é sempre uma satisfação estar participando dessas ações, trabalho aqui no bairro desde 2009 e é nesses momentos que nós, líderes comunitários e participantes da Mesa de Coordenação, temos a oportunidade de olhar algumas coisas mais profundamente sem a correria do dia a dia”, afirma.

Para a líder comunitária a experiência também ajudará nas próximas ações do grupo, que desde 2018 trabalha em melhorias no Bairro Jardim Oliveira Camargo.

“Para a Mesa de Coordenação eu acho que a experiência foi sensacional. Por que muitas vezes pensamos em ações que não tem muito a ver com a comunidade, com as necessidades do território. Estar junto de morador é enriquecedor para nosso trabalho já que é a chance de ouvir sugestões de melhorias dos maiores interessados em nosso trabalho. Trabalhando em conjunto tenho certeza que vamos longe”, afirma.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.