News  >  Blog

Líderes comunitários organizam Natal na Praça das Poesias

Published 12/20/2019 by Daiane Yara Martins

Luzes, música, papai noel e muita confraternização embelezaram a primeira edição do evento Natal na Praça, organizado pela Associação de Moradores do Bairro São Paulo, em Montenegro/RS.

O local escolhido para o evento, que reuniu cerca de mil pessoas de sete bairros da cidade, foi a Praça das Poesias recém-revitalizada através de um projeto dos líderes comunitários locais, inscrito no Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC). Durante esse ano, a comunidade e os voluntários reformaram brinquedos, revitalizaram floreiras que já existiam na praça, plantaram novas flores, construíram uma biblioteca comunitária, além de realizarem o corte de grama e a limpeza do local.

A ação comunitária de Natal contou com venda de bebidas e lanches que foram doados por moradores. A renda da venda será reinvestida na preservação do local nos próximos meses. Teve show de luzes, apresentações musicais e a presença ilustre do papai noel, que encantou as dezenas de crianças presentes.
Para o secretário da Associação de Moradores do Bairro São Paulo, Victor de Oliveira, foi uma surpresa a alta participação da comunidade.

“Nossa intenção sempre foi fazer um evento simples e sem grandes proporções. Mas, conforme a comunidade foi acompanhando o trabalho na praça e também a Associação foi divulgando, as proporções foram aumentando. Estamos felizes com a participação da comunidade”.

Confraternização entre comunidades

Além da confraternização de Natal a Praça das Poesias foi palco da formatura da Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE). Cerca de quarenta líderes comunitários, dos sete núcleos comunitários participantes do PDC receberam o certificado de participação.

Para Victor, a Capacitação em Gestão Comunitária Participativa foi fundamental no planejamento das últimas ações realizadas no bairro.

“A capacitação foi fundamental para que o núcleo pudesse efetivar primeiro o projeto de revitalização e depois essa ação de Natal. No PACE aprendemos o caminho, desde a elaboração do projeto, a exposição para a comunidade, a divulgação e a concretização da ação”.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que elas busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolvam sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estas por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.