News  >  Blog

Mentoria – despertando sonhos através do voluntariado

Published 08/22/2019 by Daiane Yara Martins

foto-1-artigo-roseli_orig

Texto: Roseli Bianchi – Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil 

Atendendo a uma demanda de uma escola parceira há 3 anos, desenvolvemos em parceria com a John Deere um projeto de Mentoria para jovens do último ano do ensino médio. O desafio maior do projeto era, através do voluntariado, ajudar jovens de escolas públicas, muitos deles, em situação de vulnerabilidade a traçarem um plano de vida.

Quando falamos de jovens em situação de vulnerabilidade, muitas vezes nos deparamos com realidades onde as famílias são desestruturadas, com baixa escolaridade, ou formação educacional fragilizada e ainda, jovens sem expectativas de vida. Nessas condições, não é incomum que jovens abandonem a escola, seja por não perceber a importância dos estudos para a sua vida ou por ingressar ao mercado de trabalho muito precoce e, com isso, muitas vezes não consegue conciliar o trabalho com os estudos.

As baixas expectativas de vida pessoal e profissional e o abandono da escola para começar a trabalhar, dificulta ainda mais o contato do jovem com as suas possibilidades de um futuro melhor.

​É ai que entra o projeto de Mentoria com foco em jovens vulneráveis: criar conexões, antes improváveis, de jovens com profissionais que já venceram essa fase crítica da vida e hoje podem inspirar esses jovens a pensar também em seus futuros.

O projeto é executado por voluntários, por meio de uma relação individualizada, de apoio e suporte aos jovens. Tem por objetivo auxiliar os jovens a se autoconhecerem, identificarem as suas potencialidades, habilidades, seus anseios, suas fraquezas, suas vocações, para posterior projetar a sua trajetória profissional, aumentando assim as suas expectativas de vida e possibilidades profissionais.

A mentoria ainda contribui para o desempenho e permanência do jovem na escola. E instiga o jovem ampliar os seus horizontes cultural, social, profissional e o desenvolvimento de responsabilidades.

Juntos, mentor e mentorado, estão comprometidos em construir um projeto de vida.

A Ana é uma dessas jovens. Participou do projeto de mentoria em 2018, levou a sério seu plano de futuro e conquistou o tão sonhado curso de graduação – enfermagem. Conheça um pouquinho dessa relação entre a Ana e o Pablo.

  1. Na imagem 1, Ana foi conhecer instituições de ensino que tem o curso de Enfermagem;
  2. Na imagem 2, Ana, bateu um papo com profissionais da área;
  3. E na imagem 3, é uma story da Ana em seu primeiro dia do Curso Técnico em Enfermagem.

Para Pablo, mentor da Ana:

“Ter sido mentor da Ana foi uma grande satisfação. Fico lisonjeado em poder tê-la ajudada. A cada encontro que fazíamos, eu sentia que ela tinha uma confiança e uma expectativa muito grande comigo ali, ao lado dela. A Ana tem um potencial incrível! Fico muito feliz em ter feito parte desse momento na vida dela.”

Nestes 3 anos do projeto em parceria com a John Deere, são muitas histórias para contar:

#85 jovens beneficiados | #85 mentores inspirados | #2 escolas em 2 cidades

E incontáveis sonhos construídos em parceria entre mentores e mentorados!​

Publicado originalmente em: https://www.linkedin.com/pulse/mentoria-despertando-sonhos-atrav%25C3%25A9s-do-voluntariado-roseli-bianchi/?trackingId=Q1PCJoZVDMfbEicV45QGvQ%3D%3D
Em 21 de agosto de 2019.