News  >  Blog

Mobilização de jovens conquista voluntários na Escola A. J. Rener

Published 10/10/2018 by Daiane Yara Martins

2018-08-rea-de-lazer-aj-renner-07

Engajamento de alunos da escola estadual em obras de melhorias incentiva participação de familiares e voluntários John Deere na ação

Felipe Batista Miranda é um dos 542 alunos do colégio estadual A.J. Renner, localizado na cidade de Montenegro/RS. Quando Felipe ingressou no colégio há três anos para começar o primeiro ano do ensino médio, a situação do colégio não era tão favorável e faltava infraestrutura para uma educação de qualidade. A quadra esportiva não recebia manutenção há algum tempo e, por conta disso, os vidros estavam quebrados, a pintura desgastada e faltava uma cobertura que ligasse o espaço poliesportivo e as salas de aula.

Nos dias chuvosos, Felipe e seus colegas não tinham aulas de Educação Física e sempre se molhavam, o que muitas vezes acarretava em problemas de saúde. Entretanto, a infraestrutura não era o único problema do colégio.

“A escola é como se fosse nossa segunda casa, muitas coisas precisavam ser mudadas, até então os alunos não estavam motivados a mudar e a melhorar o que precisava, havia pouca participação”, afirma Felipe.

Em 2018, a Global Communities Brasil, através do programa Semeando o Futuro, uma parceria com a Fundação John Deere, se uniu a comunidade escolar com o desafio de mudar essa realidade. A equipe do programa passou a mobilizar e treinar os voluntários da empresa, além de conscientizar alunos, pais e funcionários para a importância do empoderamento, da participação e do trabalho voluntário.  Foi aí que Felipe, que nunca havia sido voluntário, viu a realidade de sua escola se transformar graças à colaboração dos estudantes, pais, funcionários e o apoio do voluntariado John Deere. Juntos, eles colocaram a mão na massa e transformaram o Colégio A.J. Renner em um espaço mais confortável e seguro.

A primeira ação grande realizada foi a reforma da quadra, que foi realizada em cinco etapas. As três primeiras foram destinadas a limpeza e a organização da escola, realizadas pela comunidade escolar. Graças a uma doação de US$10.000, provenientes do projeto Serving Our Communities, da Fundação John Deere, foram instaladas janelas mais resistentes no ginásio, construída uma passagem coberta da escola para a academia, novas tabelas e aros de basquete foram instaladas e até os degraus que levavam à entrada e à saída da quadra foram melhorados. Na última etapa, os voluntários da John Deere entraram em ação e participaram do mutirão de pintura do espaço, incluindo os pisos e paredes do ginásio e as quadras de futebol e basquete ao ar livre. O trabalho em equipe combinado resultou em um espaço bonito, convidativo e acolhedor, que agora é o espaço perfeito para jogos, competições esportivas e outras atividades.

A primeira tarefa foi melhorar e melhorar o pátio. Este foi um esforço de vários estágios. Primeiro, concentraram-se em limpar a área – um esforço organizado pela escola e pela comunidade local. Graças a uma doação de US $ 10.000 da Fundação John Deere, um empreiteiro local instalou novas janelas reforçadas no ginásio, construiu uma passagem coberta da escola para a academia, instalou novas tabelas e aros de basquete e melhorou os degraus que levavam à entrada e à saída. a escola.

Paulo Rohde, Diretor de Operações da John Deere em Montenegro/RS, destacou a colaboração e grande participação de alunos e pais nas atividades. “Aqui vemos o engajamento dos alunos e das famílias que querem uma escola melhor. O nosso desafio é trazer mais pais e alunos e até os amigos de todos”, afirma. Rohde também apontou que nem sempre é fácil engajar voluntários, mas que o colégio conseguiu mobilizar muito voluntários para essa ação. “Está ação é a prova que juntos podemos fazer mais. Voluntariado não é uma ação, é um projeto sem fim”, reforça.

Para os alunos, segundo Felipe, além dos espaços transformados fica a sensação de dever cumprido e a certeza que o empoderamento e o trabalho voluntário pode gerar diversas mudanças positivas.
“Agora sim sentimos orgulho da nossa escola, estamos ansiosos para convidar outras escolas para jogarem o campeonato interclasse aqui. Em nome de todos os alunos, queremos agradecer a todos que participaram da reforma. Nós vimos pais, funcionários, alunos e voluntários abdicarem de seus momentos de descanso para estar aqui transformando nosso espaço de estudo. Hoje, vejo alunos mais motivados e empoderados”, destaca.

A mobilização da reforma segue gerando frutos entre os jovens engajados: com os materiais que sobraram os alunos planejaram e executaram uma reforma da área externa, onde agora eles podem se reunir dentro da escola.

Os voluntários John Deere, com suporte da Global Communities, continuarão apoiando os alunos do Colégio A.J. Renner, através do programa John Deere na Escola, que tem como objetivo a melhora da educação das escolas em proximidade das unidades da empresa, através de seu comitê de voluntários.
Os próximos passos do programa são: a instalação de uma sala de robótica, que terá como objetivo a promoção da ciência e da tecnologia durante as aulas e a reativação do grêmio estudantil, que estará envolvido diretamente nas próximas ações dos voluntários.

Serving Our Communities

As mudanças realizadas na escola A.J. Renner contaram com o apoio do “Serving Our Communities”, uma iniciativa da John Deere Global, que tem como objetivo estimular o voluntariado nas localidades onde a empresa tem atuação. Em 2017, a iniciativa reuniu cerca de 5.300 funcionários, em 40 cidades espalhadas pelo mundo inteiro, incluindo Montenegro, que foi uma das cidades beneficiadas.