News  >  Blog

PROSPERA – Pílulas do Conhecimento

Published 12/20/2022 by rbianchi

card_15dezembro_01-1

O planejamento de safra é essencial para o agricultor melhorar o desenvolvimento e a produtividade de sua lavoura. Por essa razão, muitos produtores já começaram a se preparar para enfrentar os desafios da safra 2023/2024. Os produtores que ainda não começaram, precisam se preparar!

Atualmente o produtor pode contar com a ajuda de ferramentas digitais disponibilizadas para fazer um bom planejamento. Para ter um bom plano de safra o produtor precisa ficar atento a alguns pilares essenciais de toda a lavoura:

  • Análise de solo para recomendações personalizadas: os produtores devem saber identificar o tipo de solo, nutrientes e a fertilidade do seu solo, com isso é possível ter uma análise personalizada. Para isso, os produtores podem utilizar o AYRA, o Sistema de Recomendações de Nutrição da YARA Brasil. Saiba mais no website da empresa: https://www.yarabrasil.com.br/nutricao-de-plantas/solucoes-digitais/sistema-recomendacoes-nutricao/
  • Preparação e correção do solo:  Antes de preparar o solo o produtor deve realizar algumas análises, primeiro coletar solo de forma adequada para realizar análise de solo (que é tipo um exame de sangue que um médico solicita ao paciente) para saber quais nutrientes estão em falta, qual a quantidade de corretivo a ser utilizada e para fazer o seu plano de adubação de acordo com as exigências da cultura. Caso o solo precise de corretivo é necessário saber qual o tipo de corretivo que irá utilizar (calcário calcítico, dolomítico ou gesso agrícola) e esse corretivo deve ser aplicado ao solo pelo menos 90 dias antes do plantio. Outra atividade a ser feita é com relação a entender se o solo tem problemas de compactação, um solo compactado não permite um pleno desenvolvimento das raízes e isso pode afetar a produtividade da lavoura, é um exame simples de fazer, deve-se abrir algumas trincheiras e identificar camadas mais duras e impermeáveis. Pronto, com base nessas informações podemos saber quais equipamentos utilizar no preparo do solo, grade aradora, grade niveladora e também a necessidade ou não de escarificador para descompactar o solo. Consultar um engenheiro agrônomo é muito importante.
  • Regulagem da plantadeira: a manutenção de uma plantadeira é uma variável importante e é um dos fatores de menor custo em uma produção. A regulagem dos equipamentos é fundamental para correta distribuição das sementes, uniformidade da profundidade das sementes e fertilizantes. A cultura de milho é altamente correlacionada com precisão e eficiência, independente do equipamento (mecânico ou manual).
  • Melhor época do plantio: A época de plantio é importante para determinar o momento ideal de plantio, onde a semente terá melhores condições para germinação e desenvolvimento da lavoura. Para que a semente germine é preciso umidade no solo e temperaturas adequadas. O produtor pode utilizar diferentes ferramentas para ajudá-lo a entender qual a melhor época de plantio, como: o calendário agrícola anual divulgado pelo MAPA e Conab, as previsões agrometeorológicas (fundamentais para entender as condições climáticas locais) e os mapas de zoneamento agrícola e previsões disponíveis no aplicativo ZARC – Plantio Certo, da Embrapa. Saiba mais no website da empresa: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/6516/aplicativo-zarc—plantio-certo.