News > Blog
Explorando o Potencial da Primeira Infância: Reflexões a partir do III Seminário Municipal da Primeira Infância
Published 04/12/2024 by sflorencio
Noite de abertura
A noite de abertura foi marcada pela apresentação do Coral das Crianças do Instituto Anelo. O Instituto que oferece aulas gratuitas de música em Campinas foi representado não apenas pelas crianças, mas também pelo seu fundador, Luccas Soares, que inspirou a todos com sua história de superação. Após as apresentações, tivemos a oportunidade de ouvir o Secretário Municipal de Educação, Professor José Tadeu Jorge, e o Superintendente da Fundação FEAC, Jair Resende. Suas palavras destacaram o compromisso da comunidade em investir no desenvolvimento integral das crianças desde a primeira infância.
As palestras da noite ofereceram uma visão abrangente sobre diversos aspectos inerentes a primeira infância. O professor, filósofo, especialista em educação infantil e políticas pela primeira infância, Vital Didonet, compartilhou insights sobre a importância de reconhecer e valorizar as singularidades das crianças, instigando-nos a enxergar além de suas necessidades imediatas.
A palestra conduzida por Cláudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer do Brasil, destacou a iniciativa Urban95, que envolve 27 cidades brasileiras e visa incluir a perspectiva de alguém que tenha 0,95cm de altura (altura média de uma criança de 3 anos), ao considerar a importância do planejamento urbano inclusivo e acessível para as crianças. Cláudia Vidigal também compartilhou insights valiosos sobre o trabalho realizado pelo Instituto Fazendo História, entidade da qual é fundadora, enfatizando a importância da escuta ativa das crianças, considerando seus medos, percepções em relação ao abandono e o trabalho de formação de famílias acolhedoras (que cuidam de crianças afastadas de suas famílias até que essas possam retornar ou serem encaminhadas para adoção).
Foi apresentado também o Projeto Caminhos do Brincar pela Fundação FEAC. O projeto convida todos a usarem as lentes da infância para realizar intervenções urbanas em territórios vulneráveis de Campinas. O projeto busca contribuir para a construção de espaços seguros e amigáveis para as crianças, principalmente em territórios mais vulneráveis, por meio de intervenções participativas.
Visitação aos parques de primeira infância
No segundo dia do evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar locais que destacam o potencial da primeira infância. A Creche Menino Jesus de Praga é uma organização da sociedade civil que oferece mais do que educação infantil, ela proporciona um ambiente estimulante para as crianças. Seu extenso parque de primeira infância é um convite para brincadeiras criativas, momentos de relaxamento e contato direto com a natureza. Com árvores frutíferas, tanques de terra para brincar no barro e uma fonte de água que cria um pequeno leito de rio, a creche demonstra compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.
Houve também a visitação do Campinas Decor, onde fomos recebidos por Dayana Araújo, arquiteta e urbanista responsável por projetar espaços ao ar livre especialmente para crianças. Suas intervenções foram concebidas com cuidado e atenção aos detalhes, buscando criar estruturas visualmente atraentes, funcionais e desafiadoras. Esses espaços foram projetados para promover o desenvolvimento e a autonomia das crianças, proporcionando oportunidades para explorar, criar e se aventurar em um ambiente seguro e estimulante.
Painéis Temáticos
O terceiro dia começou com a fala do Coordenador do PIC, Thiago Thiago Ferrari, que estabeleceu o tom para as discussões que se seguiram. Em seguida, Claudete de Lima, do Centro Síndrome de Down, destacou a importância da diversidade e do acolhimento na promoção do desenvolvimento infantil.
As apresentações posteriores abordaram uma variedade de tópicos importantes, desde práticas antirracistas até o uso da inteligência artificial em políticas públicas para a primeira infância. Luciano Ramos, do Instituto Promundo e Jacqueline Damásio, do Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo de Campinas (SP), abordaram conceitos para uma educação antirracista na primeira infância. Rafael Silva, da GOIN, compartilhou insights fascinantes sobre o potencial da inteligência artificial para simular o impacto de políticas públicas, enquanto Karina Falsarella, da Rede Amamenta, enfatizou a importância crucial da amamentação para a saúde das crianças.
Daniel Becker encerrou o evento com uma palestra envolvente sobre saúde, natureza e o uso consciente de telas na infância. Suas reflexões destacaram a importância de estabelecer vínculos afetivos com as crianças, enquanto alertava sobre os perigos do uso excessivo de tecnologia e alimentos ultra processados.
O evento foi marcado por reflexões profundas, insights inspiradores e experiências enriquecedoras que serviram como um lembrete poderoso do compromisso coletivo em garantir um futuro promissor para todas as crianças, desde os primeiros anos de suas vidas.
Participar do evento foi uma experiência enriquecedora. Conhecer iniciativas tão diversas, com o potencial de impactar positivamente a vida das crianças, ressalta a importância de nos conectarmos e trabalharmos em rede como uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento infantil integral.
Daiane Martins, Analista de Projetos Sociais Global Communities Brasil