News  >  Blog

Praça das Poesias é revitalizada em Bairro de São Paulo

Published 09/24/2019 by Daiane Yara Martins

2019-09-a-o-de-impacto-r-pido-bairro-s-o-paulo-85_orig

Os moradores do Bairro São Paulo, em Montenegro/RS, realizaram recentemente um antigo sonho: a restauração da Praça das Poesias, o lugar serve de lazer para famílias de toda comunidade, e recebeu esse nome por diversas atividades que aconteciam no local com os alunos da escola do bairro.  A área de lazer foi revitalizada graças ao projeto do núcleo comunitário do bairro, inscrito no Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC). 

A ação, que foi planejada durante três meses, aconteceu com a participação de cerca de 50 pessoas, entre líderes comunitários, moradores e voluntários John Deere. Foram realizadas diversas atividades para que o espaço ficasse mais bonito e aconchegante como: a reforma dos brinquedos, a revitalização das floreiras que existiam na praça, o plantio de novas flores, a instalação de um letreiro para a identificação, a pintura nos brinquedos e nos bancos, a confecção de uma casa de madeira, onde serão armazenados livros que serão compartilhados com a comunidade, também foi realizada a limpeza e o corte de grama da praça.

Para o líder comunitário e participante atuante há anos da Associação de Moradores do Bairro São Paulo, Victor de Oliveira, participar de todo o processo foi gratificante.

“Hoje vendo o resultado de todo o esforço, vendo as famílias usufruindo do espaço, as crianças brincando felizes, sinto que valeu a pena todo o empenho. Meu desejo é que continuemos trazendo boas ações para a Praça e também para todo o bairro, promovendo cada vez mais o pertencimento das pessoas com a comunidade. “

O líder comunitário também destaca a participação do grupo de moradores no Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC), para ele participar da Capacitação Comunitária Participativa (PACE) foi fundamental para que a ação pudesse ser concretizada.

“O programa foi fundamental para que o núcleo pudesse efetivar o projeto de revitalização. No programa aprendemos o caminho, desde a elaboração do projeto, a exposição para a comunidade, a divulgação e a concretização da ação. De forma especial acredito que o programa de Desenvolvimento Comunitário foi o que impulsionou a comunidade a trabalhar na construção de um lugar melhor. Todos nós tínhamos o desejo de trabalhar pela comunidade, mas esse desejo estava um pouco adormecido, e o projeto veio para despertar novamente essa consciência”. 

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.