News > Blog
“Projeto Catadores”, um case de engajamento de beneficiários e parceiros
Published 10/19/2020 by Daiane Yara Martins
Desenhar um projeto para o desenvolvimento socioeconômico sustentável apenas é possível quando se identifica as necessidades de seus beneficiários e quando há o envolvimento de parceiros realizadores.
Um exemplo produtivo dessa sinergia é o “Projeto Catadores”, que tem como objetivo melhorar as condições de trabalho dos catadores da cidade de Três de Maio (RS).
Para alcançá-lo, o primeiro passo foi ouvir como esses trabalhadores se sentem e o que pensam sobre as suas condições de trabalho. Paralelamente, foram identificados os parceiros apoiadores.
Desde dezembro de 2019, a articulação conjunta entre setor privado e público, instituições de ensino e comércio tem focado no desenvolvimento de um trabalho cooperativo.
Como resultado prático, está a construção de carrinhos mais adequados para a rotina dos catadores, assim como a adoção de EPIs. Outras necessidades, visam a especialização desses trabalhadores.
Juntos nesta ação, estão a Sicredi, a FAHOR (Faculdade Horizontina), a Setrem (Sociedade Educacional Três de Maio), a Prefeitura Municipal e a ACI (Associação Comercial).
A Global Communities tem atuado na coordenação de todas essas forças.
Conheça nossa metodologia e como ela tem contribuído para o desenvolvimento socioeconômico sustentável em diversas localidades.