News  >  Blog

Projeto Reciclar desenvolve e capacita catadores em Montenegro/RS

Published 07/25/2022 by rbianchi

Depoimento Seu João

O projeto Reciclar tem como objetivo desenvolver as capacidades de catadores de materiais recicláveis da cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A iniciativa, que teve início em outubro de 2021, é resultado da parceria da Fundação John Deere e das empresas Biocitrus, Poker, Sicredi, Tanac e Prefeitura Municipal, com o suporte da Global Communities Brasil, que desenhou o projeto junto aos membros da comunidade e é responsável pela sua coordenação e implementação.

Seu João, um dos catadores conta como está sendo participar das oficinas

A realidade de catadores no Brasil a fora é difícil. Trabalhadores informais passam longas horas do dia coletando materiais para vender e garantir o sustento de suas famílias. Este trabalho, que tem grande importância para a sociedade e o meio ambiente, muitas vezes não é reconhecido e é subvalorizado.

Visando melhorar as condições de vida e de trabalho dos catadores, algumas ações estão previstas no projeto, entre elas, a realização de oficinas direcionadas a este público, com foco no seu desenvolvimento. Os encontros são conduzidos pela Associação Nacional dos Recicladores de Lixo – ANCAT e trabalham a identidade coletiva, mobilização, autogestão, empreendedorismo solidário e ações estratégicas. 

A ideia é que os participantes se desenvolvam sob o aspecto comportamental, fortalecendo sua autoconfiança, a automotivação, habilidades de comunicação e articulação e que tenham acesso a informações relacionadas à educação financeira pessoal e familiar. Sob os aspectos conceitual e técnico as oficinas vão trabalhar a história da reciclagem e dos catadores, a ressignificação dos resíduos sólidos, a classificação e comercialização de materiais recicláveis e o planejamento estratégico mirando o desenvolvimento sustentável.

Participam do projeto aproximadamente 30 famílias que buscam, além do seu desenvolvimento socioeconômico, a constituição de uma cooperativa através da qual possam atuar de forma organizada e segura, firmando parcerias, colaborando com a gestão de resíduos sólidos e a economia circular na cidade de Montenegro/RS.

“Participar das oficinas fez eu ter outra visão, dar mais importância para os materiais e para o trabalho que realizamos. Antes eu tinha vergonha de dizer que era catadora, mas hoje, participando das oficinas, eu passei a ter orgulho da minha profissão, porque eu entendi a importância que tem para a sociedade.”

Jéssica, catadora e participante do Projeto Reciclar