News > Blog
Projeto Reciclar: Transformando compromisso em ação
Published 05/02/2024 by sflorencio
Nos primeiros meses de 2024 o Projeto Reciclar reforçou seu o compromisso contínuo com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico de catadoras e catadores de materiais recicláveis em Montenegro (RS). Veja a seguir os marcos alcançados pelo projeto este ano.
Emergência no Rio Grande do Sul
Montenegro foi uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses. Felizmente, o bairro Estação – onde acontece o Projeto Reciclar – não foi afetado e todos os membros da cooperativa estão bem e seguros. Ao mesmo tempo, que a cidade e todo o Estado passam pelo processo de reconstrução, os catadores(as) estão conseguindo manter suas atividades garantindo assim a geração de renda para suas famílias.
Sede da Cooperativa
De dezembro de 2023 a março de 2024, nós da Global Communities Brasil, em parceria com a equipe responsável pelo projeto de engenharia, os engenheiros da John Deere, da Lwart Soluções Ambientais e a Janete, presidente da Cooperativa Estação Reciclar, trabalhamos nos desenhos do projeto do empreendimento que será a sede da cooperativa. Essa sede abrangerá o centro de reciclagem, o centro de treinamento e toda a área administrativa, o que trará condições mais adequadas para a realização do trabalho da cooperativa. Em paralelo, a equipe de engenharia ambiental trabalhou na documentação necessária para a entrega dos documentos à prefeitura. Por fim, refizemos todos os orçamentos para atualizar o valor da construção e estamos em etapa final de aprovação.
Coleta Solidária: Contribuindo para o sustento das famílias e do meio ambiente
A coleta solidária, realizada porta a porta, é uma iniciativa que sensibiliza a população de Montenegro, incluindo a sociedade civil e o comércio, a direcionar seus resíduos sólidos diretamente aos catadores e catadoras do Projeto Reciclar. Após a coleta, esses trabalhadores realizam a seleção e venda dos materiais, contribuindo não apenas para sua geração de renda, mas também para a economia circular.
Ao participar da coleta solidária, a comunidade contribui para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que apoia a geração de trabalho e renda local. Devido ao trabalho realizado pela equipe de catadores, tem aumentado o número de estabelecimentos comerciais, residenciais e públicos que destinam seus resíduos sólidos ao Projeto Reciclar. Atualmente, aproximadamente 10 condomínios, 58 estabelecimentos públicos e privados e 96 residências estão destinando materiais recicláveis para os catadores do projeto.
Catadores atuam como educadores ambientais
Desde o início do Projeto Reciclar, os catadores têm sido verdadeiros educadores ambientais, promovendo a conscientização em escolas, empresas e na comunidade em geral sobre o descarte correto de resíduos sólidos.
Esses esforços vão além dos encontros presenciais, alcançando também as redes sociais da Cooperativa Estação Reciclar, onde continuamente compartilham informações relevantes sobre práticas sustentáveis.
Catadores participam da assembleia do Sicredi Ouro Branco
Participar da Assembleia do Sicredi Ouro Branco foi um marco significativo em busca da consolidação da Cooperativa Estação Reciclar.
Esta experiência não só fortaleceu a interlocução dos cooperados, mas também demonstrou o reconhecimento de seu papel como agente de mudança em sua comunidade e além.
Parceria Público-Privada (PPP) como estratégia de desenvolvimento local
As empresas parceiras do Projeto Reciclar têm desempenhado um papel crucial em seu sucesso contínuo. Além de apoiar a iniciativa localmente, essas empresas estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável em nível nacional ao apoiar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Essas parcerias reforçam o propósito das organizações com um futuro mais sustentável.
Inscrições 3º Edital Braskem: Projetos que transformam
Como parte da estratégia de implementação do projeto, estamos sempre em busca de recursos para viabilizar a formalização da cooperativa. Por isso, apoiamos a Cooperativa Estação Reciclar na submissão do projeto no edital da Braskem, para captação de R$ 50 mil em recursos financeiros destinados à aquisição de uma prensa. Este equipamento permitirá a compactação dos resíduos coletados e triados, agregando valor na hora da venda.
Projeto Trilhar
O Projeto Trilhar é desenvolvido por voluntários da John Deere e oferece mentoria a jovens em situação de vulnerabilidade social. Esse ano estão participando do projeto 10 jovens sendo 7 do Bairro Estação e 3 de abrigos. Durante o ano, os jovens participam de encontros semanais com seus mentores, que os auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional. Para facilitar a participação nos encontros, que geralmente ocorrem na John Deere, cada jovem recebe uma bolsa mensal de R$500,00 para cobrir despesas de transporte.
Quem são os heróis e heroínas da reciclagem?
Estamos lançando a série “Heróis e Heroínas da Reciclagem”, onde destacaremos as histórias inspiradoras das pessoas que trabalham incansavelmente para tornar a reciclagem uma realidade em Montenegro. Nesta primeira edição, apresentaremos a história da família Tavares.
Elói, Florentina e seu filho Daniel fazem parte do Projeto Reciclar em Montenegro (RS). Mesmo enfrentando diversos desafios, eles continuam firmes em seu propósito de conseguir o sustento de sua família por meio da economia circular.
Quer saber mais sobre a história inspiradora dessa família? Leia o artigo completo, no link abaixo.
Os últimos meses foram marcados por conquistas e compromissos renovados que estão consolidando o trabalho da cooperativa em Montenegro com muitas realizações previstas para 2024.
O que está em andamento…
Instalação de um container no terreno da Cooperativa; um importante espaço para receber materiais recicláveis. | Campanhas educacionais em comunidades, escolas e empresas sobre o descarte e destinação correta de materiais recicláveis. | Entrega dos projetos da sede da Cooperativa junto à Prefeitura para apreciação. |