WhatsApp Image 2022-07-20 at 14.59.20

Projeto Reciclar

O Projeto Reciclar tem por objetivo melhorar as condições de vida e de trabalho dos catadores de Montenegro, Rio Grande do Sul. É uma parceira entre a Global Communities, Fundação John Deere Brasil, Biocitrus, Poker, Sicredi, Tanac e Prefeitura Municipal.

A equipe da Global Communities foi responsável pela pesquisa diagnóstica da realidade local, pelo desenho do projeto e a coordenação da implementação, junto aos parceiros e beneficiários.

Etapas do projeto:

O Projeto Reciclar foi estruturado para atender 3 fases principais no decorrer de 3 anos, conforme imagem abaixo:

ciclo_total
Play Video

Projeto Reciclar em Números

8

Parcerias formadas

31

Catadores beneficiados

1,000

Moradores impactados

Play Video

Formatura dos Catadores

No dia 25 de agosto, fechamos um importante ciclo do projeto com um evento de formatura que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre catadores, familiares, parceiros, poder público e imprensa. Além da cerimônia de entrega de certificados, também foram entregues  os Kits de uniformes e EPIs e 11 carrinhos. Esses materiais contribuirão para a uma melhoria nas condições de trabalho, bem como, na identificação dos catadores o que vai facilitar que eles sejam reconhecidos pela comunidade montenegrense.

O evento encerra o ciclo de 12 oficinas de formação, num total de 30 horas, que tinham como objetivo principal desenvolver as capacidades dos catadores, para iniciar uma nova e mais importante fase: constituição do empreendimento solidário - cooperativa.

DEPOIMENTO

O trabalho do catador é sofrido porque não há valorização da comunidade, onde muitas vezes são até maltratados. Mas participar desse grupo - Projeto Reciclar - está ressignificando o nosso trabalho, me sinto mais motivado e com expectativas de melhorias. Eu acho que agora vai dar certo a nossa cooperativa.

Seu João (conhecido por Di)
Beneficiado do Projeto Reciclar

NOTÍCIAS

Acompanhe as nossas notícias

A Importância da Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil: Reflexões a partir da 10ª EXPOCATADORES

Participar ativamente do ecossistema que discute a gestão de resíduos sólidos no Brasil é um compromisso com a constante busca por conhecimento e soluções aplicáveis, …

Read More

Novo PAC da Reciclagem contribui para projetos como o Reciclar

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma iniciativa de investimentos coordenada pelo Governo Federal em colaboração com o setor privado, estados, municípios …

Read More

Sonhando juntos:  novos horizontes com jovens em Montenegro  

 Jovens do Bairro Estação se capacitam para assumir comunicação da cooperativa Estação Reciclar   Formar uma cooperativa de materiais recicláveis deixou de ser um sonho …

Read More

Catadores formados no Bairro Estação

No dia 25 de agosto, fechamos um importante ciclo do projeto com um evento de formatura que contou com a participação de mais de 100 …

Read More