News  >  Blog

Revitalizando comunidades ucranianas por meio de reparos em abrigos em regiões duramente atingidas

Published 02/27/2023 by Daiane Yara Martins

Design sem nome

Desde o início da invasão da Rússia em 24 de fevereiro de 2022, centenas de milhares de ucranianos deixaram suas casas e tiveram seus meios de subsistência interrompidos devido às hostilidades em curso e ataques maciços de mísseis. Os danos aos edifícios residenciais e à infraestrutura civil continuam crescendo. Em novembro de 2022, de acordo com a Escola de Economia de Kiev, o número total de casas particulares e prédios de apartamentos danificados e destruídos na Ucrânia aumentou em 8.000 em comparação com setembro de 2022.

A região de Chernihiv está entre as cinco principais áreas da Ucrânia mais afetadas pela destruição de áreas residenciais, com cerca de 7.000 prédios danificados. Muitos moradores continuam morando em casas danificadas e, quando ocorrem as interrupções de eletricidade e aquecimento, as condições se tornam quase insuportáveis durante os meses de inverno rigoroso. Portanto, intervenções são cruciais para apoiar os residentes mais vulneráveis da região de Chernihiv durante o inverno.

Com financiamento do Bureau de Assistência Humanitária da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID/BHA), o Programa de Ação e Resposta a Emergências Lideradas pela Comunidade (CLEAR) implementado pela Global Communities visa consertar 300 casas em duas regiões-alvo: Chernihiv e Chernivtsi, alcançando cerca de 774 pessoas e proporcionando melhores condições de vida.

Em meados de dezembro, o CLEAR iniciou um projeto piloto de avaliação de danos em uma comunidade localizada a noroeste da cidade de Chernihiv. A maioria dos assentamentos da comunidade foi ocupada pelas forças russas após os primeiros dias da invasão, e o território sofreu significativamente. Depois que as forças russas recuaram em abril de 2022, o governo local começou a documentar as propriedades danificadas para novas ações de reparação.

De acordo com o Departamento de Relações Fundiárias e de Habitação da comunidade de Novobilouska, 370 casas precisam de reparos. Sempre que possível, o governo local fornece materiais de construção e mobiliza voluntários para ajudar os proprietários das casas danificadas nos reparos. Ainda assim, o orçamento da comunidade diminuiu significativamente devido à guerra e os recursos são escassos, por isso a assistência de organizações doadoras é necessária.

Com base nos dados coletados pela comunidade de Novobilouska, o CLEAR selecionou 26 famílias para um projeto piloto de avaliação de danos e se juntou a representantes do governo local para visitas in loco. O CLEAR priorizou residências localizadas no centro da comunidade e em mais quatro assentamentos remotos, onde o acesso à assistência humanitária é limitado.

Demos atenção especial às condições de vida de cada família, priorizando as mais vulneráveis. A comunidade nos ajudou na coleta dessas informações. No local, nós conseguimos relacionar os danos nas residências e falar com os proprietários para entender a real situação, pois cada casa tem a sua própria história.

Dmytro Tikunov, Shelter & WASH

Conselheiro, Programa CLEAR

Entre as pessoas que o programa CLEAR visitou estavam uma mãe de cinco filhos que não pode pagar pelos reparos em sua casa e um casal de idosos com deficiência que recebeu materiais de construção da administração regional, mas não pode fazer reparos por conta própria. Nossa equipe também encontrou uma mulher cujo marido e cunhado foram mortos por uma mina. Sua casa sofreu um bombardeio e agora ela, junto com seus filhos, mora temporariamente com parentes. Todos eles estão dividindo um espaço limitado enquanto ela planeja instalar novas janelas e portas para que sua família possa voltar para casa.

Várias iniciativas de assistência humanitária estão operando na região de Chernihiv, portanto o CLEAR atua evitando a duplicação de esforços e garantindo a coordenação das atividades entre os parceiros. Parte dos critérios para serem selecionados para reparos nas casas é que os proprietários não estejam recebendo assistência de outras organizações.

Em dezembro, após a conclusão das visitas ao local para nosso projeto piloto de avaliação de danos, o CLEAR conseguiu identificar outras pessoas que precisavam de reparos nas casas e ajudou a atualizar o banco de dados da comunidade. Vinte famílias foram pré-selecionadas para o atendimento e apenas as construtoras locais estão aptas a licitar a obra, o que contribuirá para a economia local.

Embora essa abordagem seja testada com a comunidade de Novobilouska, o programa CLEAR pretende expandir em outras áreas-alvo e apoiar um total de 300 famílias com reparos não estruturais. Serão priorizados os moradores das comunidades da região de Chernihiv que sofreram diretamente com os ataques. Para a região de Chernivtsi, o CLEAR procederá identificando a necessidade de pequenos reparos em centros comunitários, onde os deslocados se reuniram durante a guerra.

Além dos reparos em abrigos, o CLEAR distribuirá kits de emergência para abrigos de até 2.000 famílias, o que permitirá que os proprietários façam reparos básicos por conta própria. Ao mesmo tempo, ajudaremos aqueles que não podem usar os kits através da mobilização de organizações da sociedade civil parceiras e voluntários locais.

Desta forma, as atividades de reparação de abrigos do CLEAR representam uma contribuição duradoura e tangível para ampliar o esforço de entidades governamentais locais e parceiros internacionais na reconstrução de habitações danificadas e no renascimento das comunidades ucranianas.

Esta história de sucesso é possível graças ao apoio do povo americano por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Os conteúdos são de responsabilidade da Global Communities e não refletem necessariamente as opiniões da USAID ou do Governo dos Estados Unidos.