News  >  Blog

Unindo forças, realizando sonhos

Published 05/01/2019 by Daiane Yara Martins

Quando ingressou na Escola Estadual Benedicta de Salles Pimentel Wutke, localizada no Jardim Nova América em Campinas/SP, Wesley Carneiro da Silva não imaginou que pudesse contribuir tanto para o desenvolvimento da mesma.

“Eu entrei na escola ainda pequeno e na época nem imaginava que pudesse colaborar de alguma forma para o crescimento da escola. Foi com o tempo que percebi que nós alunos poderíamos fazer a nossa parte, mas eu nem sabia por onde começar”, conta.

Deixando a timidez de lado e disposto a fazer a diferença, Wesley resolveu se inscrever para participar do Grêmio Estudantil. Ele e mais 14 colegas participaram durante o ano de 2018 das capacitações do Liderança Juvenil, facilitada pelos Voluntários John Deere dentro do Programa John Deere na Escola.

Com o conhecimento necessário adquirido, uma dose de motivação extra e com os problemas da escola mapeados, Wesley e seus colegas foram buscar uma parceria com os líderes comunitários do bairro e foi assim que nasceu o projeto, Benedicta Bem Bonita, que visava principalmente livrar os muros da escola da pichação e do vandalismo.

“Ficamos muito animados e contentes quando os gremistas vieram nos procurar. Nós da Mesa de Coordenação do Bairro Jardim Nova América, já queríamos fazer algo pela única escola do bairro, melhorar sua fachada e se livrar de todo vandalismo. Contar com os próprios alunos para planejar e executar esse projeto foi algo muito enriquecedor e motivador para todos”, afirma José Edinaldo Feitosa, líder comunitário do bairro.

​Foram semanas de planejamento e várias reuniões comunitárias para que o tão sonhado projeto fosse finalizado e enviado para o Fundo Comunitário do Programa Semeando o Futuro, possibilitando assim a execução da iniciativa criada pelos líderes comunitários e os pelos jovens do Grêmio Estudantil.

“Trabalhar com os líderes comunitários e participar das reuniões foi muito importante para nós do Grêmio, eles já são adultos e com a sua experiência nos ajudaram a executar o que planejamos”, afirma Wesley.

​Com o objetivo de integrar todos os mil e duzentos alunos da escola, o Grêmio Estudantil promoveu um concurso de desenhos, que seriam pintados no novo muro por artistas voluntários da comunidade e de outros bairros.

“O concurso de desenho foi muito importante porque possibilitou a participação de todos os alunos no projeto, todas as salas participaram e elegeram um representante”, conta Wesley.

O Benedicta Bem Bonita foi executado em dois dias e reuniu mais de 20 voluntários, entre moradores do bairro, alunos da escola e artistas, que passaram para o muro os desenhos dos alunos. O resultado encheu de orgulho os envolvidos.

“Valeu a pena e conferir o resultado final nos enche de orgulho da trajetória até o dia da execução. A parceria com o Grêmio e a possibilidade de escrever o nosso primeiro projeto e inscrevê-lo no Fundo Comunitário do Programa, colocando em prática tudo que aprendemos na Capacitação em Gestão Comunitária Participativa (PACE) ”, afirma José Edinaldo.

Para seu futuro, Wesley quer continuar trabalhando por sua escola e comunidade. O jovem, em 2019, fará parte novamente do Grêmio Estudantil da Escola Benedicta Wutke e promete mais proximidade com os líderes comunitários do Bairro Jardim Nova América.

“Quero continuar trabalhando para melhorar minha escola e meu bairro e agora participar mais das reuniões da Mesa de Coordenação, acho muito importante a proximidade com essas pessoas que possuem mais experiência e querem mudar o bairro, assim como eu”, afirma.

Mobilização para um esporte seguro

Quem vê a quadra da Escola Estadual Deolinda Maneira Severo, do Jardim Oliveira Camargo em Indaiatuba/SP, bonita e segura não imagina como eram as aulas de Educação Física antes do projeto “Esporte Digno e Seguro”, do Grêmio Estudantil Revolucionário.

Emanuely Thayane Sampaio Gomes, presidente do Grêmio Estudantil e líder comunitária da Mesa de Coordenação do Bairro Jardim Oliveira Camargo, conta como realizar as atividades cotidianas na quadra poliesportiva era difícil e perigoso.

​“Antes de conseguirmos reformar a quadra era muito difícil fazer as aulas de Educação Física aqui, em todo lugar tinha buraco, as traves e a tabela de basquete estavam em péssimas condições. O chão áspero era a pior parte, quem caia se machucava muito, por conta disso muitos alunos preferiam nem fazer as aulas propostas pelo professor”, conta.

Decididos a mudar essa situação, os alunos do Grêmio Estudantil inscreveram seu projeto no Fundo Comunitário do Programa Semeando o Futuro, sendo um dos projetos contemplados em 2018, motivo de alegria entre os envolvidos.

“Quando nosso projeto foi aprovado ficamos muito felizes, pois era a nossa oportunidade de melhorar a quadra de esportes que utilizamos todos os dias”, afirma Emanuely.

Além da revitalização do piso da quadra e da troca dos equipamentos, foi realizado um mutirão, em dois finais de semana, em parceria com a Mesa de Coordenação do Bairro, para a pintura e o grafismo dos muros. Rafael Gomes, líder comunitário local e artista plástico fala sobre a importância da integração entre a comunidade e a escola.

“É muito legal poder levar a arte do Grafite para dentro da escola e contribuir para esse projeto dos alunos. Além de segura a quadra está linda e com a colaboração deles”, afirma.

Em 2019, Emanuely não estará mais na escola, mas quer continuar trabalhando com a Mesa de Coordenação e com a próxima geração do Grêmio Estudantil para melhorar ainda mais a instituição.

“Mesmo terminando a escola quero continuar trabalhando aqui em conjunto e ajudando os alunos que ficaram a resolver alguns problemas. Fico feliz também porque meus dois irmãos vão continuar a estudar aqui ainda por muitos anos e vão aproveitar dessa conquista da quadra e de muitas outras que estão por vir”, afirma.

​Mais infraestrutura para um aprendizado de qualidade

Os alunos da Escola Albino Fantin, em Horizontina/RS, estavam empolgados com a doação de 30 notebooks pela John Deere para que suas atividades escolares pudessem melhorar, entretanto os computadores estavam há muito tempo sem uso pois a escola não possuía um espaço adequado para comportar mais um laboratório de informática.

​Diante dessa situação, o Grêmio Estudantil Olavo Bilac inscreveu o projeto “Revitalização da nova sala de informática” no Fundo Comunitário do Programa, através do fundo foi possível a compra de mesas, cadeiras e a revitalização do local que hoje abriga a segunda sala de informática da instituição. Com essa conquista, cerca de 320 alunos do Ensino Médio, do Ensino Técnico e do EJA (Educação de Jovens e Adultos) estão usufruindo do novo espaço para estudos e realizando atividades extracurriculares.

Para Miriam Bourscheid, professora de História e de Gestão de Pessoas, no curso técnico de Administração, a conquista de mais uma sala de informática só facilitou o processo de aprendizado de todos os alunos da instituição.

“Vejo como importante o Laboratório dois, uma vez que temos 8 turmas por turno. São alunos na sua maioria carentes e não tem internet em casa. Dessa forma usam o laboratório da escola para suas pesquisas no turno inverso das aulas. Além disso, inúmeras vezes mais que um professor gostaria de utilizar o laboratório para ministrar suas aulas e não há disponibilidade”, afirma.

Parceiros para transformar

Como visto nessas histórias, o Fundo Comunitário do Programa Semeando o Futuro implementado pela Global Communities apoiou no último ano na transformação de sonhos em realidade. Alunos e comunidade, em busca de uma educação melhor, inscreveram seus projetos com iniciativas transformadoras para toda comunidade escolar.

Em Indaiatuba/SP, alunos da Escola Deolinda Maneira Severo conquistaram um antigo sonho, a revitalização da quadra poliesportiva, em Campinas/SP, o Grêmio Estudantil e os líderes comunitários do Jardim Nova América, uniram forças para transformar muros cheios de pichação e vandalismo da Escola Benedicta Wutke. Já o Grêmio Estudantil, da Escola Estadual Albino Fantin, em Horizontina/RS inscreveu no Fundo Comunitário o projeto de revitalização da sala da informática.

Em todos esses projetos, mais do que receberem uma doação, os jovens investiram tempo e talento para conquistar apoio e contribuir também com os projetos. Cerca de 40% do valor total dos projetos foi alcançado através de community cost share.

Em 2018, 13 projetos com foco no desenvolvimento de jovens em três cidades do país foram apoiados, mobilizando: