News  >  Blog

Veneza Social – primeiros passos para formalização do programa de voluntariado

Published 08/08/2019 by Daiane Yara Martins

A equipe da Global Communities realizou um questionário junto aos 388 funcionários da Veneza que completaram uma pesquisa anônima para coletar dados sobre a  receptividade, áreas de interesse, prazos ideais para o voluntariado, entre outros dados. Setenta e seis funcionários que responderam ao questionário (76%) manifestaram interesse em participar de um projeto de voluntariado. As principais área de interesse apontadas foram educação, inclusão social e redução da desigualdade. Os principais grupos-alvo incluem crianças e jovens. 

Nesse trimestre, nossa equipe apoiou o parceiro na formação de seu comitê de voluntariado que conta com sete pessoas, sendo elas cinco funcionários, a vice-presidente do Grupo e uma voluntária civil. Na sequência, com o nosso apoio, o Comitê definiu as principais diretrizes do programa, escreveu a política de voluntariado do Grupo Veneza.

Com base nos resultados da pesquisa, o comitê se reuniu com a comunidade escolar da Escola Estadual São Francisco de Assis em Recife/PE para mapear as principais necessidades da escola e de acordo com esse levantamento definiu um plano de ação junto a escola elencando duas ações de reforma estrutural e a implementação do projeto de Mentoria para os jovens do 3º ano do ensino médio.

A primeira reforma estrutural está prevista e a capacitação dos voluntários para o projeto de Mentoria estão previstas para julho.  O comitê planeja impactar diretamente pelo menos 20 jovens com o projeto de Mentoria e os 1.062 alunos da escola com a reforma dos espaços de convívio, além de envolver pelo menos 30 voluntários em atividades que gerarão 150 horas voluntárias.

“O resultado da pesquisa feita com nossos funcionários, nos levou a planejar a primeira ação concreta do nosso Programa de Voluntariado. Acreditamos que com atitudes como esta transformaremos positivamente a realidade das comunidades de entorno de nossas empresas”. afirma Cida Hacker Melo, vice-presidente do Grupo Veneza.