News  >  Blog

9 passos para implementar um Programa de Voluntariado Corporativo

Published 08/14/2019 by Daiane Yara Martins

arte-artigo-2_orig

Texto: Priscila Aline de Souza – Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil 

No meu primeiro artigo no LinkedIn, falei sobre a importância da realização de um planejamento estratégico para que se possa implementar com êxito um Programa de Voluntariado Corporativo. Seguindo a mesma linha de raciocínio e, concomitante a implementação de um programa de voluntariado que estou acompanhando, resolvi escrever outros artigos levando em conta algumas etapas que julgo fundamentais neste processo: 

No artigo anterior abordamos as duas primeiras etapas e nesse falaremos das etapas 3, 4, 5 e 6.

Após identificar os interesses e afinidades do público interno, o parceiro corporativo ao qual estamos apoiando, definiu como estrutura operacional para o seu programa de voluntariado corporativo: a criação de um comitê interno formado inicialmente por 6 colaboradores voluntários de diferentes áreas e posições hierárquicas.

Na sequência, com o suporte técnico da Global Communities, o Comitê definiu as principais diretrizes do programa e escreveu a política de voluntariado da empresa que foi comunicada a toda companhia.

Com base nos resultados da pesquisa de perfil voluntário que, como vimos anteriormente, apontou como principais áreas de interesse educação, inclusão social e redução das desigualdades, e como público-alvo de maior afinidade crianças, adolescentes e jovens, o comitê identificou como possível parceira para a concretização das ações de voluntariado uma escola estadual localizada próxima a duas de suas unidades de negócios.

​Após identificação, o comitê se reuniu com a comunidade escolar para mapear suas principais necessidades. Nessa reunião foram ouvidos direção, professores e alunos e, de acordo com o levantamento realizado, definiu-se um plano de ação junto a escola elencando ações de reforma estrutural e a implementação de um projeto de Mentoria para os jovens do 3º ano do ensino médio.

“Nesse processo conseguimos um alicerce forte que será a base do programa de voluntariado pois ele une os valores da empresa, interesses dos funcionários e necessidades da comunidade”

Os detalhes sobre a execução dessas ações junto a escola conto para vocês em breve.

​Publicado em 06 de agosto de 2019.