News  >  Blog

Acompanhamento e suporte a projetos

Published 09/21/2022 by rbianchi

Em nossa experiência junto a atuação social de empresas, percebemos que várias vezes, a destinação de recursos via leis de incentivo local acontece sem link com as estratégias da empresa ou sem uma aproximação entre a empresa e a organização beneficiada. Nossa equipe da Global Communities Brasil, trabalha lado a lado com parceiros, oferecendo suporte no acompanhamento e relacionamento de projetos incentivados. Estabelecendo relação de proximidade, avaliando a idoneidade das instituições, efetividade de projetos e mapeando possíveis atividades voluntárias dentro destes projetos. Em alguns casos estamos presentes em todas as etapas, desde a identificação do problema a ser trabalhado, definição do tema, elaboração do projeto, captação de recursos, planejamento, execução, monitoramento, avaliação e prestação de contas. Em outros casos fazemos o acompanhamento dos projetos e a coleta de dados para reporte à empresa apoiadora/patrocinadora.

Acompanhamos o planejamento e execução de dois projetos incentivados pelo nosso parceiro fazendo contato direto com a organização proponente, atores locais e empresa. Foram revitalizadas duas praças em Lençóis Paulista/SP, através do projeto Espaços Sustentáveis, patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais com recursos do Proac – Programa de Ação Cultural do estado de São Paulo, produção da Think Projetos e MR2 Cultural e apoio da Prefeitura Municipal. As oficinas de paisagismo, grafite e confecção de mobiliário urbano foram facilitadas por arte-educadores para 70 crianças e adolescentes de duas escolas públicas próximas às praças. O projeto devolveu para a comunidade dois espaços públicos totalmente revitalizados para os moradores desfrutarem.

No semestre passado acompanhamos a apresentação final do projeto Jovem em Cena, idealizado pelo Ideia Coletiva, com realização da Educom.Art e patrocinado pela Lwart via lei de incentivo à cultura e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da cidade. A iniciativa levou técnicas teatrais para jovens de escolas públicas de Lençóis Paulista/SP, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos participantes.

Projetos tem o objetivo de intervir com foco em modificar ou melhorar uma realidade a partir de um problema. Eles podem receber incentivo fiscal ou não e podem ser em várias áreas, como educação, cultura, assistência social, esporte, saúde entre outras. O envolvimento dos atores sociais no processo de intervenção é importante e necessário para o alcance das metas e nós, da Global, auxiliamos em todo o processo.