News  >  Blog

Alunos da Escola Deolinda Maneira Severo participam do Programa Parlamento Jovem

Published 04/08/2019 by Daiane Yara Martins

2019-03-parlamento-jovem-32_orig

​Treze alunos dos ensinos fundamental e médio da Escola Estadual Deolinda Maneira Severo estão participando do programa municipal Parlamento Jovem. O programa, tem como objetivo despertar a atenção dos jovens e adolescentes para os trabalhos dos vereadores e assim fazer com que eles pensem sobre projetos que possam melhorar a escola e o bairro.

Para a coordenadora da escola, Elaine Batajelo projetos como esse ajudam no protagonismo do aluno dentro da escola.

“No total, tivemos cerca de 25 jovens interessados em participar do programa e apresentar seus projetos. Foi feita uma eleição e os 13 escolhidos estão bem animados com a participação. Iniciativas como essa são muito importantes porque despertam o protagonismo do estudante dentro da escola e a formação deles como cidadãos”, afirma.

A participação dos estudantes no projeto consiste na apresentação, para os vereadores da Câmara Municipal de Indaiatuba, de Indicações (medidas de interesse público, normalmente melhorias), de Projetos (ações a serem planejadas e executadas) e de Moção (homenagem para uma pessoa da comunidade ou da cidade, que desenvolva um trabalho notável).

As ideias que surgiram dos vereadores mirins da Escola Deolinda Maneira Severo foram: a melhora do asfalto de ruas do bairro, viabilizar transporte escolar para alunos de bairros distantes, melhorar a iluminação de praças e ruas do bairro, instituir o Programa Escola da Família, viabilizar a cobertura da quadra e de demais áreas da escola, instalação de lixeiras públicas na comunidade, instalação de sensores na entrada da escola para melhorar a segurança, instalação de câmeras de segurança na passarela de acesso ao bairro.

“O que chamou nossa atenção é que todos as propostas de melhorias estavam relacionadas ao bairro ou a escola, isso demonstra que nossos alunos estão vendo o que pode ser melhorado e tem consciência disso. A participação deles no programa pode nos ajudar em outras questões como na maior participação dos estudantes do Grêmio Estudantil, por exemplo”, afirmou a coordenadora.

A iniciativa contou com o apoio da equipe do Programa Semeando o Futuro, que auxiliou a coordenação da escola na revisão das propostas, além de ter participado da formação dos vereadores mirins. Para Daiane Martins, Coordenadora de Desenvolvimento Comunitário da Global Communities Brasil a participação no programa é importante para mapear as necessidades do bairro onde a Global atua.

“Foi muito gratificante para nós participarmos do processo de formação e auxiliar a escola na revisão das proposituras, pois é uma maneira de conhecer melhor realidade local, os jovens, seus anseios. Dessa forma, teremos uma ideia melhor de como poderemos ajudar”, afirma.
Daiane também fala sobre a importância do trabalho integrado entre a escola, o Poder Público e a comunidade.

“Fiquei feliz em ver que as propostas de melhorias, apresentadas pelos vereadores mirins, estão perfeitamente alinhadas com o trabalho que os líderes comunitários vêm realizando, isso trará um maior impacto e amplitude ao desenvolvimento do bairro. Esse projeto do Poder Público só tem a somar com as atividades que já estão sendo realizadas”, afirma.

Sessão simulada

No último dia 29 de março, os 13 vereadores mirins tomaram posse em uma sessão simulada na Câmara dos Vereadores de Indaiatuba. Na ocasião, os alunos escolhidos por voto dos demais colegas apresentaram 13 indicações, 7 moções e 5 projetos.

Bruna Sampaio de Oliveira, eleita vice-presidente da primeira turma de vereadores mirins da Escola Deolinda, fala sobre sua experiência na participação no programa.

“Para mim, o mais legal foi a sessão simulada, pois foi nesse momento que tivemos a oportunidade de apresentar nossas propostas aos vereadores. Foi uma experiência incrível do início ao fim, estou muito contente em participar e espero que nossas propostas possam de alguma forma melhorar nossa escola. Vou guardar esse dia para sempre”, conta.

Com a apresentação das propostas, cada vereador mirim ganhará um vereador padrinho dentro da Câmara, que irá auxiliar na análise e possível execução da sua proposta durante o ano.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.