News  >  Blog

Alunos e voluntários transformam escola em Montenegro

Published 09/10/2018 by Daiane Yara Martins

2018-08-reforma-aj-renner-12

Nos meses de julho e agosto, alunos da escola estadual A.J. Renner, de Montenegro/RS, trabalharam, juntamente com os voluntários John Deere, para transformar espaços da escola, que irão beneficiar cerca de 542 alunos.
Motivados, pela ideia de um ambiente escolar mais bonito e estruturado, cerca de cem alunos participaram das ações voluntárias. Toda reforma aconteceu em cinco etapas, as três primeiras foram destinadas a limpeza e a organização da escola, e foram executadas pela comunidade escolar, deixando tudo preparado para o mutirão de pintura, que contou com a participação dos voluntários John Deere.

A reforma proporcionou diversas melhorias na quadra da escola, que incluiu a instalação de tabelas de basquete novas, a instalação de vidros brindado na parte superior, a instalação de uma cobertura, que ligará o prédio principal do colégio ao ginásio, além da restauração da área de lazer externa. Essas melhorias foram priorizadas para melhorar a estrutura oferecida na escola A.J. Renner, assim com a nova cobertura ninguém irá se molhar em dias de chuva e com a quadra transformada, e agora em boas condições, a comunidade escolar poderá receber outras escolas da cidade para os jogos esportivos e campeonatos interséries.

As mudanças realizadas foram bem aceitas por toda a escola. Felipe Batista Miranda, aluno do terceiro ano, comemora as últimas transformações e já tem planos para os novos espaços. “Agora sentimos orgulho da nossa escola. Aqui é a nossa segunda casa, com a quadra reformada poderemos convidar os amigos de outras escolas para jogar uma intersérie”, afirmou.

Felipe, também destaca a união de todos que participaram das ações. “Nós alunos vimos profissionais, pais e professores usando seus dias de folga e momentos de descanso, trabalhando aqui na escola para deixar nosso espaço de estudo mais bonito, nos dando exemplo de que o trabalho voluntário gera bons frutos. Em nome de todos os alunos gostaria de deixar um agradecimento especial a todos que participaram da reforma”.
Paulo Rhode, diretor da unidade de Montenegro da John Deere, em entrevista ao Jornal Ibiá no dia da inauguração, também destaca o trabalho de todos os voluntários e diz estar surpreso e contente com todas as transformações. “Aqui vemos o engajamento dos alunos e das famílias que querem uma escola melhor. O nosso desafio é trazer mais pais e alunos e até os amigos de todos. Todas as mudanças que aconteceram é a prova que junto podemos fazer mais. Voluntariado não é uma ação, é um projeto sem fim”, afirma.

Esse exemplo já faz a diferença na escola: aproveitando o que sobrou dos materiais da reforma os alunos se organizaram, planejaram e realizaram a reforma de uma área externa onde agora têm um espaço agradável para se reunirem dentro da escola.

As mudanças realizadas na escola A.J. Renner contaram com o apoio do “Serving Our Communities”, uma iniciativa da John Deere Global, que tem como objetivo estimular o voluntariado nas localidades onde a empresa tem atuação. Em 2017, a iniciativa reuniu cerca de 5.300 funcionários, em 40 cidades espalhadas pelo mundo inteiro, incluindo Montenegro, que foi uma das cidades beneficiadas. 

Mais melhorias pela frente

O Programa John Deere na Escola, que tem como objetivo a melhora da educação das escolas em proximidade das unidades da empresa, através de ações promovidas pelo comitê de voluntários da John Deere e apoiados pela Global Communities Brasil, continuará presente na escola A.J Renner.
Os próximos passos do programa são: a instalação de uma sala de robótica, que terá como objetivo a promoção da ciência e da tecnologia durante as aulas e a reativação do grêmio estudantil, que estará envolvido diretamente nas próximas ações dos voluntários.

Semeando Futuros com o poder do Voluntariado

O programa Semeando o Futuro reforça a capacidade que os voluntários da empresa têm em contribuir ativamente na construção da sociedade em que está inserida. Através de projetos de Mentoria, Liderança Juvenil, Conhecendo as Profissões, etc, os funcionários da John Deere doam seu tempo e talento para contribuir com a definição de carreira e inserção profissional de alunos de escolas parceiras. Os voluntários focam seu trabalho em desenvolver habilidades de liderança e ajudar os jovens encontrar o seu caminho profissional.
Além disso, o programa Semeando o Futuro fomenta atividades de melhoria nas escolas e nas comunidades com a colaboração entre pais, alunos, funcionários, professores e voluntários John Deere, proporcionando um ambiente mais seguro e atraente para os jovens. Através da parceria com a Global Communities, a empresa investe no desenvolvimento dos jovens, que podem ser a próxima geração de talentos da empresa e também moradores em suas comunidades de entorno.