News  >  Blog

Associação de Moradores do Bairro Bela União conquista iluminação da praça esportiva

Published 05/21/2019 by Daiane Yara Martins

2019-05-ilumina-o-quadra-de-esportes-bela-uni-o_orig

Dona Iara não consegue conter o orgulho depois de mais uma conquista. Após muito trabalho e dedicação ela e toda a comunidade da Bela União, podem comemorar uma grande melhoria no bairro: a iluminação da praça.

“A iluminação na praça era algo que desejávamos há muito tempo, passamos por algumas etapas difíceis até a finalização de mais uma conquista. Todo o bairro está bastante contente pois agora podemos aproveitar ao máximo esse espaço comunitário até mesmo a noite”, afirma.

Para a líder comunitária a chegada da iluminação no local se torna ainda mais especial depois do mutirão de limpeza e embelezamento realizado em março.

“A chegada da iluminação da praça é a cereja no bolo que faltava para a nossa praça. Já foi lindo de se ver toda a comunidade trabalhando junta no corte de grama, na limpeza e na restauração dos equipamentos, agora vamos poder desfrutar juntos desse espaço”, afirma.

A Especialista em Desenvolvimento Comunitário da Global Communities Brasil, Giovana Kuhn, destaca a retomada do Grupo Colaborativo e o entusiasmo de novos membros para mais uma conquista do Bairro.

“Os líderes retomaram com força total os trabalhos comunitários e já realizaram esse ano dois mutirões com a ajuda de voluntários John Deere e a comunidade. O poder público colaborou nessas ações e agora, com a iluminação da praça, fechou com chave de ouro um ciclo de colaboração de sucesso”.

A líder comunitária revela ainda quais são os planos futuros para o espaço. “A intenção agora é aproveitar ao máximo a iluminação e promover mais eventos comunitários. Também pretendemos iniciar novas conversas com a Prefeitura para a instalação de água na quadra, assim teremos um espaço completo para desfrutar”.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias
através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.