News  >  Blog

Associação de Moradores no bairro Paraíso promove galinhada

Published 11/30/2018 by Daiane Yara Martins

2018-11-galinhada-bairro-para-so-02

​O sentimento de confraternização e colaboração transbordou durante a III Galinhada do Bairro Paraíso. Oito voluntários da comunidade preparam com empenho a refeição que foi servida para 140 pessoas que, além da comida compartilharam a alegria de ver o progresso na restauração da sede da Associação de Moradores, para a realização de encontros como esse. Clarinda Camilo, tesoureira da diretoria do bairro fala com o orgulho da participação de toda a comunidade. “Este já é o terceiro ano consecutivo que realizamos essa ação, com certeza superou as nossas expectativas, houve uma participação acima do esperado. Também contamos com a colaboração de comerciantes locais que nos ajudaram muito, forma mais de dois mil reais doados, então tudo foi muito positivo”, comemora.

A líder comunitária também destaca que a participação ativa dos membros da Associação de Moradores, que diariamente doam seu tempo para a promoções, que assim como a galinhada de fim de ano, busca construir diariamente e tornar possível o sonho da sede comunitária. “ Mais uma vez todo o grupo colaborativo esteve muito envolvido, foram oito pessoas trabalhando para que tudo saísse perfeito. Conseguimos arrecadar um pouco mais de mil e oitocentos reais, que serão destinados as novas etapas da construção do nosso espaço comunitário”.

Os próximos passos da reforma serão a instalação do piso e a finalização da instalação do telhado. A comunidade já planeja para 2019 novas ações comunitárias para que enfim o sonho seja concretizado. “Com certeza já temos novas ações em mente e esperamos sempre contar com o apoio de todos, para que as melhorias no bairro possam avançar cada vez mais”, finaliza.  

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.