News  >  Blog

Bairro Panorama conquista parque infantil

Published 03/23/2019 by Daiane Yara Martins

2019-03-bairro-panorama-18

Ter um lugar seguro e bonito para as crianças da comunidade brincarem sempre foi um desejo dos moradores do Bairro Panorama, da cidade de Horizontina/RS. O sonho se tornou realidade depois que a comunidade teve seu projeto aprovado no Fundo Comunitário da Global Communities.

​Daiane Muller, líder comunitária e participante do grupo colaborativo do bairro, vibra com a recente conquista. “A obra do parque infantil é muito importante para nós, pois agora as crianças do bairro têm um espaço adequando para brincar e se divertir. Na verdade, o parque é um espaço de lazer para toda família. Há muito tempo batalhávamos para a instalação de brinquedos, então estamos todos muito felizes e agradecidos pela concretização do projeto”.

Daiane também ressalta a importância de todo caminho percorrida para a conquista do parque infantil.

“É importante sempre lembrar do caminho que percorremos até chegar aqui em mais uma vitória, quero destacar as capacitações da Global Communities Brasil, que recebemos ao longo dos últimos anos e a participação de toda a comunidade nas reuniões comunitárias e na própria execução do projeto”, afirma.

O projeto contou com o apoio de voluntários da comunidade e de outros bairros, além do apoio do poder público, que através da Secretaria de Obras auxiliou no preparo do terreno e da Secretaria de Esportes e Lazer, que fez a doação de grama. Além disso, a comunidade recebeu a doação de tintas de comerciantes locais.

Animada com a última conquista, a comunidade pretende continuar trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida de seus moradores.

“A princípio, queremos continuar trabalhando para melhorar nossa área de lazer no bairro. Nos próximos passos que queremos executar a jardinagem do espaço e, em seguida, conseguir reformar a quadra de esportes, que está bem precária. Para o futuro, esperamos que concretizar mais projetos e novas conquistas”, afirma a líder comunitária.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentivo desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas
comunidades locais para que buscam as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.