News  >  Blog

Bairro Zootecnia constrói praça comunitária

Published 09/04/2019 by Daiane Yara Martins

2019-08-a-o-de-impacto-r-pido-bairro-zootecnia-34_orig

​Os líderes comunitários participantes do Programa de Desenvolvimento Comunitário (PDC), em Montenegro/RS, mobilizaram moradores e voluntários John Deere para a implementação da praça comunitária do bairro. 

Durante o dia, cerca de 65 pessoas realizaram diversas atividades como a limpeza do local, a colocação dos brinquedos, construção de caixas de areia para as  crianças, três churrasqueiras, mesas e bancos de madeiras e a instalação de floreiras, feitas com pneus ao redor da praça.

A primeira ação comunitária do bairro atendeu uma demanda antiga dos moradores. Segundo Daniel Torales Anauboldi, líder comunitário local, foi gratificante unir forças com seus vizinhos para um bem maior.

“A ação em primeiro lugar foi muito gratificante, pois trabalhamos juntos e fizemos acontecer. No nosso bairro não havia uma praça ainda, antes as crianças não tinham local para brincar e se divertir, elas se locomovam para as praças dos outros bairros, então agora ficou muito bacana”, afirma.

Já para a líder comunitária e funcionária John Deere, Joseane Padilha dos Santos, ver um local que antes estava abandonado em um lugar de recreação para as crianças é uma grande satisfação.

“O PDC para mim como voluntária da John Deere foi uma chave onde pude abrir portas para buscar o desenvolvimento da comunidade e ter certeza que é através da união de todos que podemos fazer muito”, afirma.

A implementação da praça comunitária contou com as parcerias de comerciantes locais e do poder público, que doou areia para as caixas dos brinquedos e colaborou com a limpeza do local. Segundo Daniel, a conquista dessas parcerias está relacionada com a participação do grupo de líderes no Programa de Desenvolvimento Comunitário.

“A participação no programa e o começo da capacitação foi um processo preparatório para gente, com esse apoio nós aprendemos a nos organizar melhor, a ir em busca de parcerias e tirar nossos desejos do papel. Sinto que agora nós temos condições de buscar outras melhorias para nosso bairro”, afirma.

Comunidade em ação

A Global Communities, através do Programa Semeando o Futuro, incentiva o desenvolvimento comunitário colaborando com a construção de capacidades nas comunidades locais para que busquem as melhorias para as suas necessidades prioritárias através de práticas democráticas tornando-se autodeterminadas e desenvolverem sua autossuficiência comunitária. Esta abordagem é trabalhada com as comunidades em etapas e estes por sua vez constroem a sua capacidade para controlar os bens comunitários e mobilizar recursos para resolver um determinado problema, bem como fortalece a flexibilidade e a união social.