News  >  Blog

Compartilhando sucesso para trabalhar juntos

Published 04/02/2018 by Daiane Yara Martins

img-1122

Presidente da Associação de Moradores do Bairro Ouro Verde apresenta a metodologia Participativa Comunitária para o munícipio de Dr. Maurício Cardoso

A noite da última quarta-feira foi especial para mais de trinta moradores do bairro Progresso, da cidade de Dr. Maurício Cardoso/ RS. Eles acolheram de braços abertos os membros da Associação de Moradores do Bairro Ouro Verde, Eduardo Maron,Juarez Dutra dos Santos, Alexandre Brito e Sandro Schweikart que lhes apresentou o trabalho desenvolvido pela Associação e suas conquistas.

Durante a apresentação, Eduardo Maron, presidente da Associação, destacou o PACE, metodologia de Participação Comunitária da Global Communities e mostrou, através de projetos já realizados pela Associação, que a união da comunidade pode render inúmeros benefícios. Para Maron, a oportunidade de passar para frente tudo o que vem aprendendo nos últimos anos é recompensadora, “Foi uma noite bastante produtiva e muito gratificante para nós por termos a oportunidade de compartilhar um pouco do nosso trabalho e ajudar a despertar o interesse e a importância da associação dentro da própria comunidade”, afirma.

O encontro para os moradores do Bairro Progresso também foi gratificante, eles já saíram da reunião com um grupo colaborativo formado e com a perspectiva de contar com a participação de ainda mais pessoas da comunidade para a execução de projetos, que irão render bons frutos. A apresentação do presidente da Associação de Moradores, deixou a jovem Michele Ferreira bastante empolgada com a possibilidade de novos projetos. “O nosso último encontro foi muito importante porque a gente viu, através do Eduardo, o quanto é importante a comunidade se unir para construir coisas bacanas para a gente. Aqui na comunidade, hoje, não tem tanto interesse, mas se tivermos um projeto eu acredito que isso possa mudar. Na reunião, também vimos, mais claramente, o poder que a união entre os moradores pode fazer e isso é ótimo para todos”, afirma.

A participação dos jovens, que são a maioria no bairro, também é um desejo da comunidade, para isso, Michele, acredita que projetos voltados para esse público devam entrar em pauta no novo grupo colaborativo, “A metodologia Participativa Comunitária é bastante interessante e pode nos ajudar a elaborar projetos mais voltados para os jovens. Hoje, no geral, os jovens aqui são bastante desinteressados, mas isso pode ser corrigido quando eles se sentirem incluídos em nossas futuras ações. Aqui no Bairro Progresso, tem uma área verde bastante grande que poderia virar uma área de lazer. Se projetos assim saírem do papel tenho certeza que teremos bastante voluntários jovens”, afirma.

Para Giovana Kuhn, Técnica em Desenvolvimento Comunitário da Global Communities Brasil, a apresentação da metodologia PACE, feita pelo presidente da Associação de moradores do Bairro Ouro Verde, Eduardo Maron, mostra que os líderes podem, e devem disseminar os bons frutos colhidos para outros lugares, “sinto muito orgulho do que aconteceu nesta reunião. Esse é um grande exemplo de desenvolvimento comunitário. É muito importante que esse processo de empoderamento e de apropriação dos nossos líderes, levando nossa metodologia seja feito com mais frequência e em mais lugares possíveis”. 

Texto por Amanda Xavier