News  >  Blog

Comunicação e engajamento, reconhecimento e divulgação de resultados mais duas importantes etapas de um programa de voluntariado corporativo

Published 11/21/2019 by Daiane Yara Martins

artigo-pri_orig

Texto: Priscila Aline de Souza – Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil

Seguindo a lógica dos artigos que publiquei anteriormente, falaremos aqui de mais 2 passos, tão importantes quanto os 6 anteriores, no processo de implementação de um Programa de Voluntariado Corporativo. Abordaremos agora a importância de se desenvolver um plano de comunicação e engajar os voluntários e da necessidade de se criar mecanismos de reconhecimento e divulgação dos resultados.

A comunicação das ações de voluntariado pode e deve ser feita em diversos formatos de acordo com os canais e recursos disponíveis na empresa: e-mail marketing, mural, tv corporativa, etc, mas antes de tudo é preciso estabelecer o que e a quem comunicar. Por exemplo, após definida uma ação é preciso comunicar/convidar com antecedência todos os colaboradores para a atividade em questão informando data, local e tipo de atividade a ser desenvolvida. Informações como modo de inscrição/participação também são importantes. Sugerimos um cronograma de divulgação que vá até a véspera da ação, divulgando alguns lembretes nesse período.

Com uma comunicação efetiva, as chances de mobilizar voluntários aumenta bastante. Porém o papel da comunicação não para por aí. Após a realização de uma ação ou evento, ou após a finalização de um projeto envolvendo voluntários, é importante dar feedback.

Além de compartilhar informações sobre o impacto da ação, é muito importante reconhecê-los. Aqui também existem várias possibilidades de se fazer: e-mail de agradecimento personalizado, entrega de um mimo com um bilhetinho personalizado falando do quanto foi importante ter a presença do voluntário na ação realizada, etc.

Em paralelo é fundamental, como comentamos acima, divulgar para toda a empresa os resultados da ação/projeto. Recomendamos o uso especialmente de imagens, se for uma ação de revitalização de ambientes pode-se usar fotos do antes e depois e dos voluntários trabalhando, se for projetos de longo prazo pode-se informar alguns dados como número de pessoas impactadas, etc. Depoimentos de beneficiários diretos, explicando como o projeto/ação impactou/melhorou seu dia a dia funcionam muito bem.

A divulgação desses resultados, além de informar toda a empresa sobre o impacto das ações de voluntariado também reconhece os voluntários envolvidos, incentivando a participação deles em outras ações. Em nossa experiência temos confirmado que, além disso, ver o impacto final das ações desperta em não-voluntários a vontade de também poder fazer a diferença.

Compartilhei aqui algumas ferramentas que funcionam bem com os projetos que tenho acompanhado mas também gostaria de saber como funciona a comunicação por ai? Na sua empresa existe um padrão de comunicação de ações de voluntariado? Tem alguma boa prática ou ferramenta que gostaria de compartilhar conosco?

Ficarei feliz em trocar ideias com vocês 😉