News  >  Blog

Conquistas que contribuem para uma boa educação

Published 10/22/2018 by Daiane Yara Martins

2018-10-carlos-gomes-antes-e-depois-17

A diretora Leonice Aurélio Rohden não consegue esconder o orgulho em falar sobre as conquistas da ACPM da Escola Carlos Gomes, localizada no bairro Vila Cascata, região rural de Horizontina/RS. No último ano, foram diversas melhorias conquistadas que já estão contribuindo com a jornada escolar de seus alunos. “É uma satisfação muito grande para mim como diretora de falar sobre tudo que a gente conseguiu. Eu tenho muito orgulho e é uma coisa muito boa você poder falar nos detalhes sobre as coisas que conquistamos”. 

O grupo com muito trabalho, capacitações e vontade alcançou diversas melhorias para seus 64 alunos, que agora usufruem de uma sala de informática nova e com acesso à internet, conseguida através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA). Outras conquistas também vieram nesse período como a reforma da biblioteca, a ampliação do acervo bibliográfico e a reforma do piso da área coberta da escola. 

Essas transformações na escola, segundo Leonice, não eram sequer pensadas em um passado recente, “para mim parecia quase impossível”, disse a diretora. Entretanto, a semente do ‘possível’ foi plantada quando a ACPM passou a participar do programa de Fortalecimento do Terceiro Setor, da Global Communities Brasil, umas das iniciativas do Semeando o Futuro. Devido a dedicação da equipe, foram selecionados para receber uma consultoria individual.

 “Todas as capacitações e consultorias foram muito importantes, foi com elas que os projetos passaram a sair só da vontade da ACPM e começaram a ir para do papel. Cada vez que temos um projeto aprovado isso cria uma motivação extra. Hoje, temos orgulho das nossas conquistas e de falar que todas as salas possuem televisão com acesso à internet e são climatizadas”.

As transformações que estão ocorrendo são muito bem vistas dentro da escola, a professora Maria Inês Cassol, que atuou como consultora no passado e hoje atua como professora na escola e auxilia a ACPM na elaboração de novos projetos diz estar encantada com as conquistas recentes.

“O êxito do primeiro projeto e a capacitação proporcionada pela Global Communities através da Consultoria foi o pontapé inicial para uma série de conquistas que ainda viriam, as quais a partir dessa etapa aconteceriam por mérito e empenho de cada envolvido. A vibração a cada conquista, a alegria dos alunos em ter uma escola bonita e equipada, a disponibilidade da comunidade escolar em ajudar nas diferentes tarefas, o brilho nos olhos da equipe em ver que é possível, tudo isso foi e continua sendo o combustível para continuar esse processo. Diante de tudo isso a palavra que fica é a gratidão por ter tido a oportunidade de vivenciar junto com essa comunidade essa experiência ímpar”.

Os bons resultados obtidos também estão tendo uma boa repercussão externa, servindo inclusive para aproximar ainda mais comunidade e escola.

“É uma satisfação muito grande quando a gente sai da escola e recebe elogios pelo trabalho que está sendo realizado, vem de pessoas que muitas vezes não tem ligação nenhuma com a escola, mas que ouve falar o que está sendo conquistado, pessoas que dizem que querem conhecer a escola, pessoas que foram alunas e querem voltar. Alunos que concluíram em 2017, e hoje, quando voltam não reconhecem mais a escola. Esse é um trabalho muito gratificante e nos impulsiona sempre seguir tentando melhorias”.

Motivados pelo sucesso do último ano, a ACPM da Escola Carlos Gomes ainda tem projetos para melhorias na escola. “Este ano foi para nós de muito sucesso, tudo que pensamos nós conseguimos conquistar, alguns dos nossos projetos ainda estão na fase de execução, porém é inevitável o pensamento nos próximos sonhos”, destaca Leonice. Os próximos esforços serão para conquistar a substituição do telhado da área coberta e a construção de uma passarela coberta, que levará os alunos da escola até o portal principal.

Roseli Bianchi, Especialista em Voluntariado na Global Communities, comenta que é notável toda a evolução da ACPM e que o aprendizado está sendo multiplicado através dos alunos. “Recentemente recebemos o projeto “Mobiliário Escolar fazendo a diferença na aprendizagem dos alunos” para nosso Fundo Comunitário. Foi uma alegria ver que o projeto contemplava toda a comunidade escolar. Na execução pais, alunos, professores e outros voluntários ajudarão a transformar o ambiente escolar em um espaço mais agradável. Isso é prova de que o aprendizado vai além da direção da ACPM e que os valores de colaboração estão sendo multiplicados com todos.”

A primeira fase de execução já aconteceu: pais e alunos da instituição trabalharam juntos na pintura e preparação das salas de aula, que receberão em breve os móveis novos, beneficiando 64 alunos do ensino fundamental.  

Fortalecendo o Terceiro Setor

​O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada ONG, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários.