News  >  Blog

Dia Nacional do Voluntariado: ações sob uma nova perspectiva

Published 04/19/2022 by Global Communities

​O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no dia 28 de agosto, é uma data instituída por meio da Lei nº 7.352 O ato pretende marcar a importância do trabalho gerado a partir de pessoas que se dispõem a se dedicar a construir uma sociedade diferente.
 
Há diversas formas de ser voluntário: individualmente, em um pequeno grupo, dentro das organizações sociais, ou, ainda, por meio de um programa de voluntariado empresarial.
 
Seja qual for a origem, todas as ações são capazes de criar mudanças positivas e significativas para as comunidades e grupos sociais beneficiários, portanto, merecem ser enaltecidas.
 
No âmbito corporativo, grande parte das empresas já reconhece a importância de uma boa cultura de cidadania corporativa. É por isso que a maioria dessas organizações tem algum programa de serviço voluntário corporativo em funcionamento. 
 
Quando falamos de programas de voluntariado corporativo, a geração de valor começa com o envolvimento das altas lideranças no reconhecimento da grandeza de suas ações de voluntariado para a transferência de conhecimentos e habilidades às comunidades do entorno de suas empresas.
 
A partir dessas iniciativas, essas comunidades podem se desenvolver e se tornar independentes e auto sustentáveis no longo prazo.
 
Na mesma medida, as empresas engajadas com os seus programas de voluntariado também são beneficiadas, já que conseguem atrair e manter funcionários de alta qualidade, além de aprimorar o ambiente do lugar de trabalho, aumentando a produtividade dos funcionários, entre outros ganhos.  

​Porque o voluntariado pavimenta a estrada para o futuro

​A Global Communities acredita que o papel das organizações/empresas e seus voluntários é essencial para alcançar mudanças sustentáveis que melhorem a vida e os meios de subsistência dos mais vulneráveis.
 
Acreditamos que o desenvolvimento local é algo feito com o engajamento de comunidades, governos, setor privado e ONGs, que ao se unirem em parceria reúnem forças complementares, além de compartilhar responsabilidades para trabalhar por objetivos
comuns.
 
Temos a convicção de que quem melhor entende as necessidades da comunidade são
as pessoas da própria comunidade. Neste contexto, empresas e seus colaboradores,
como importantes atores do contexto local, têm um papel fundamental nesse desenvolvimento.
 
Por isso, acreditamos na importância do voluntariado e buscamos, através de
nosso trabalho de campo, contribuir para essa missão tão importante.
 
Nesta data na qual é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado, esperamos que, cada vez mais, pessoas e empresas possam também desempenhar esse papel, com a crença de que um dia chegaremos a um mundo onde todos tenham acesso ao que necessitam para sua subsistência.
 
E nossa experiência de campo ao longo de mais de 60 anos apoiando programas, empresas e comunidades reforça nossa convicção de que este caminho está pavimentado pelas ações voluntárias. 

O que é trabalho voluntário e o que faz um voluntário?

​Normalmente, um voluntário compartilha seu tempo, talento, suas habilidades e conhecimento ou outros recursos para atender às necessidades da comunidade, de organizações sem fins lucrativos ou da sociedade como um todo, sempre nos termos da Lei do Serviço Voluntário Nº 9.608, de 18 de Fevereiro de 1998.  
 
Dentro de um Programa de Voluntariado Corporativo, o trabalho voluntário é considerado como a doação de tempo e talento de um colaborador para fins educacionais, sociais e de desenvolvimento comunitário, de forma gratuita, e sem esperar recompensa. A adesão é espontânea e voluntária.    
 
Quer saber mais sobre Programa de Voluntariado Corporativo? Veja também: Saiba como transformar colaboradores em voluntários

​O que é “ser um voluntário”?

Para Roseli Bianchi, Especialista em Desenvolvimento Social na Global Communities, ser voluntário é “um feliz desafio”. “É necessário dedicação e envolvimento, pois todo o trabalho junto às pessoas demanda muita energia”. 
Ser voluntário para mim é estar atento, sensível e disposto a contribuir com o outro com meu tempo e habilidades, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Fabiana Zappe, voluntária na cidade de Horizontina-RS. Ela complementa: “Já dizia Edmund Burke: ‘para que o mal triunfe, basta que os bons fiquem de braços cruzados”.
Para Victor Oliveira, líder comunitário em Montenegro-RS, ser voluntário é ser otimista, mesmo diante das dificuldades. “Acreditamos sempre que tudo irá melhorar. Sonho com o dia em que todos entenderão que estamos fazendo isso pelo bem maior. Queremos que todos sejam participativos. O próprio poder público, quando viu que nossa comunidade estava fazendo o que antes não era feito, passou a nos apoiar”, orgulha-se. 
 
Quer escrever sua própria história?

Seja um voluntário!