News  >  Blog

Estimulando o voluntariado, construindo pontes para uma sociedade melhor

Published 07/29/2017 by Daiane Yara Martins

raquel-martina-schneider

A ONG Voluntários Horizontina já ajudou mais de cem voluntários a encontrar oportunidades
para colaborar

Em uma manhã de sábado no inverno em Horizontina, RS, a estudante Raquel Schneider levantou cedo para fazer trabalho voluntário na E.M.E.F. Bela União. Ela não mora no bairro, nem estudou na escola e muito menos conhece as crianças que usam o parquinho da instituição. Conheceu a ONG Voluntários Horizontina pelas mídias sociais, se inscreveu e foi. Pintou os brinquedos, ajudou na limpeza e não se importou com as mãos manchadas de tinta. Participou uma, duas, três vezes em diferentes ações e espera ansiosa pela próxima oportunidade. “Só quero ajudar. Sou voluntária porque acredito que juntos podemos mudar não só a escola, mas como a cidade e a sociedade. Acredito que todos que se envolvem em um trabalho voluntário têm o poder de transformação” revela.

ONG Voluntários Horizontina

  • ​+ de 700 horas de trabalho voluntário
  • + de 100 voluntários engajados
  • 6 instituições receberam ações
  • + de mil pessoas beneficiadas

Ela é uma das mais de 100 pessoas cadastradas como voluntárias na ONG, que há um ano trabalha no desenvolvimento do voluntariado eficiente e organizado na cidade. A ideia de estruturar a Voluntários Horizontina nasceu no Programa Semeando o Futuro, da Global Communities Brasil, que se tornou a incubadora e mantenedora do projeto no ano de 2017 juntamente com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Horizontina- ACIAP. “Um dos objetivos da Global Communities é trabalhar o desenvolvimento social. A partir da necessidade de se incentivar o voluntariado em Horizontina, planejamos a iniciativa de criar a ONG. Um grupo de pessoas foi chamado para estruturar a ideia, passaram por treinamentos e, juntos, montaram a missão, a visão e o estatuto da ONG. Todos em prol da sustentabilidade social, sendo esta a missão da Global Communities”, explica Roseli Bianchi, especialista em voluntariado do Programa Semeando o Futuro que participou do processo da constituição da  ONG Voluntários Horizontina. 

De acordo com a presidente da ONG, Cleide Vieira, a criação surgiu a partir da necessidade de unir duas pontas: voluntários civis e as organizações sociais de Horizontina. “Somos um ponto de referência, o intermédio entre as organizações que precisam de ajuda e o voluntário que quer ajudar. Buscamos voluntários que se encaixam dentro do perfil de cada organização. O voluntário aprende qual é o papel dele e a organização  aprende em como receber este voluntário”, explica. No final, a Cleide garante que, neste processo organizado, todos os envolvidos saem satisfeitos.

Em um ano de existência, a ONG já contabilizou mais de 700 horas de voluntariado em cinco ações diferentes. Estas ações envolveram cinco escolas públicas da cidade, onde foram realizadas reformas na estrutura, melhorias nos parques, nos pátios e na parte interna. Além disso, foi realizada uma ação no Lar Santa Luzia, onde além das melhorias, houve também corte de cabelo e pintura de unhas em uma manhã de festa para os idosos. A alegria nos olhos de Raquel ao ver as crianças brincando no pátio onde ela trabalhou como voluntária, expressam o que todos envolvidos sentem: “É gratificante. Recompensa maior é um sorriso de gratidão sincero e um muito obrigada do fundo do coração”, afirma a estudante.

Mais de mil alunos beneficiados
O pátio da E.M.E.F. Bela União não parecia lugar de criança: cores apagadas e brinquedos quebrados, precisava com urgência de uma manutenção. Foi aí que a ONG Voluntários Horizontina entrou: em um projeto chamado ACPM em Ação, a proposta foi realizar melhorias em instituições públicas de ensino a partir do trabalho voluntário. Cada escola ficou responsável por buscar recursos e a ONG mobilizou voluntários. No total, mais de 60 voluntários trabalharam em cinco escolas diferentes. Mais de mil alunos foram beneficiados com as melhorias do projeto.

Na escola do Bairro Bela União, esta ideia deu super certo: a ACPM da escola fez uma força tarefa para arrecadar dinheiro para a compra de tintas e material para a ação. Pais voluntários ajudaram a montar um brechó. “No dia da ação, para a nossa surpresa, mais 30 voluntários ajudaram na transformação do pátio da escola, no parque, na organização. Isso representa apoio e o crescimento de uma sociedade que vai melhorar, que vai ter ambientes melhores, para crescer. Percebemos que ninguém faz nada sozinho”, afirma a diretora da escola, Carla Rosler.

“A ONG Voluntários Horizontina representa um olhar para a sociedade”
Para comemorar o Dia dos Avós, A ONG Voluntários Horizontina promoveu uma ação de revitalização para homenagear os 70 idosos que frequentam o Lar. Com mais de 20 voluntários, foi feita a instalação de cortinas no refeitório, pintura de bancos e porta-térmicas, organização de prateleiras, construção de uma horta suspensa e limpeza do jardim com plantio de flores. “Atividades simples, mas que geram satisfação e deixam o local mais aconchegante”, diz Ana Santos, do Conselho Administrativo da ONG. Em um outro momento profissionais de salões de beleza cederam o tempo e atenção para cortes de cabelo e barba e pinturas das unhas. “Foi um momento de beleza, autoestima e carinho”, diz Ana. Para a coordenadora do Lar, Marlene Zamberlan ações como esta transformam o dia a dia dos idosos. “Eles se sentem  valorizados, abraçados. Esta ação da ONG foi a prova de que alguém veio olhar por eles”, afirma.

Texto: Alessandra Toniazzo