News  >  Blog

Implementando um Programa de Voluntariado Corporativo – Por onde começar?

Published 08/06/2019 by Daiane Yara Martins

foto-artigo-1_orig

Texto: Priscila Aline de Souza – Especialista em voluntariado da Global Communities Brasil

Durante meus 15 anos de experiência profissional já acompanhei diversas atividades e programas de voluntariado. Em todas elas, a importância de haver um planejamento estratégico que as baseie sempre se destacou.

Aqui na Global Communities Brasil, estou à frente da Implementação de um Programa de Voluntariado Corporativo onde, felizmente (nem sempre as empresas entendem a importância desses passos) todas as etapas estão sendo seguidas.

Começamos o processo com a adesão da empresa através da liderança que recebeu a ideia de braços abertos e se comprometeu a inspirar todos os funcionários. A partir dai conduzimos uma sensibilização do público interno explicando “o que é voluntariado” e, conduzindo uma pesquisa de perfil voluntário para identificar pontos estratégicos a serem considerados como o público-alvo e a área de atuação de maior interesse, para com base nisso realizar o planejamento das ações de voluntariado. 

Como a empresa possui sedes em diferentes cidades e estados do Brasil, ampliamos a pesquisa feita com as pessoas que participaram da sensibilização para toda a base de funcionários com e-mail. A pesquisa foi feita sem grandes custos já que desenvolvemos um questionário no Google Docs e a própria empresa disparou para sua base de dados.

O resultado foi super positivo: 37% dos funcionários responderam à pesquisa, dos quais 62% demonstraram interesse em particular de um programa de voluntariado em sua empresa.

Além de confirmarmos o perfil voluntário dos funcionários, o que dá legitimidade à criação de um programa de voluntariado, com a pesquisa, também conseguimos identificar que 40 % dos respondentes gostariam de realizar ações com foco na educação e beneficiar crianças e jovens.

O resultado da pesquisa feita com nossos funcionários, nos levou a planejar a primeira ação concreta do nosso Programa de Voluntariado. Acreditamos que com atitudes como esta transformaremos positivamente a realidade das comunidades de entorno de nossas empresas. Cida Hacker Melo, vice-presidente do Grupo Veneza.

Com isso, passamos para a próxima fase que é identificar possíveis parceiros para que as ações de voluntariado sejam executadas, mas isso será tema de um outro artigo.

Publicado em 18 de junho de 2019