News  >  Blog

Instituições de Catalão/GO recebem recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA)

Published 02/14/2019 by Daiane Yara Martins

2019-02-entrega-dos-cheques-oscs-catal-o-06

No último dia 7, oito Organizações da Sociedade Civil (OSCs) receberam das mãos da Secretaria de Promoção e Ação Social da cidade de Catalão/GO cheques simbólicos dos recursos conquistados através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), com investimentos de empresas da cidade como a John Deere e a CMOC, além da contribuição de pessoas físicas. 

​Das oito instituições beneficiadas seis participaram do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor, que faz parte do Semeando o Futuro. Durante dois anos essas OSCs participaram de workshops sobre temas fundamentais para elaboração de projetos e captação de recursos, bem como receberam consultorias individuais sobre gestão organizacional, gestão de projetos e gestão de voluntários. 

Umas das organizações que participaram do programa, é a Associação Catalana de Equoterapia (ASCATE), que atualmente atende 52 pacientes portadores de necessidades especiais, entre elas paralisia cerebral, autismo e Síndrome de Down. Em dois anos, a instituição viu seu Índice de Desenvolvimento Institucional* (IDI), aplicado pela Global Communities ao final do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor, ter um crescimento de 67%, mostrando o fortalecimento de suas capacidades nas áreas de Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariados e Gestão de Rede de Colaboração. Os bons resultados e o aumento das capacidades adquiridas são partes fundamentais nas recentes conquistas, é o que afirma Elaine Fagundes, presidente da associação.

 “Eu gostaria de destacar nesse momento de conquista as capacitações oferecidas pela Global Communities Brasil desde 2016, que proporcionaram as instituições da cidade a qualificação necessária para concorrer a editais como esse, dando-nos a oportunidade de nos estruturássemos melhor. Nos últimos anos, aprendemos muito, desde de como fundar uma organização até como fazer as prestações de contas”, afirma.

No presente edital do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Catalão, a OSC teve seu projeto “Caminhar com um amigo é viver sem limites” aprovado, com isso conseguiu a captação de 180 mil reais, que vão garantir o atendimento de 25 famílias de Catalão e cidades vizinhas e oferecer, através da equoterapia, uma qualidade de vida melhor para pessoas portadoras de deficiência. Além da ASCATE, mais sete instituições tiveram seus projetos aprovados e conseguiram a captação de mais de um milhão de reais junto ao conselho, criando uma rede do bem na cidade, que beneficiará inúmeras pessoas.

Elaine também destaca o trabalho em rede, que está sendo desenvolvido na cidade.  “Pela primeira vez, desde de quando eu estou nessa instituição, vi as instituições e as organizações juntas sendo qualificadas e recebendo todo o apoio para conseguir colocar em prática tudo o que a gente aprendeu. Esse trabalho em rede está proporcionando que muitas famílias sejam atendidas, todo esse apoio retorna para a sociedade, retorna para o munícipio para que tenha um efeito muito positivo para as empresas, para a sociedade e para o poder público”, afirma.

Fortalecendo o Terceiro Setor

O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada ONG, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários. Bem como fortalecer as capacidades dos Conselhos Municipais de Direito no que tange a gestão do mesmo e do fundo, bem como sobre o cumprimento do Marco Regulatório do Terceiro Setor (MROSC).

O IDI é uma ferramenta exclusiva desenvolvida pela Global Communities e que mede as capacidades institucionais de ONGs através de uma auto-avaliação com o objetivo de reconhecer pontos fortes e oportunidades de melhoria e orientar o plano de desenvolvimento e fortalecimento das instituições. Essa avaliação contempla 4 pilares básicos: Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Colaboração e rede.