News  >  Blog

Instituições de Montenegro recebem capacitação em Gestão de Conselhos Municipais de Direito

Published 07/27/2018 by Daiane Yara Martins

2018-07-20-capacita-o-em-gest-o-de-conselhos-municipais-montenegro-03

Cerca de 30 representantes dos Conselhos de Direito, do Poder Público, e de Organizações não Governamentais (ONGs) de Montenegro/RS receberam, nos dias 20 e 21 de julho, a capacitação em Gestão de Conselho Municipais de Direito. O treinamento faz parte do programa de fortalecimento do terceiro setor, do Programa Semeando o Futuro, uma pareceria entre a Global Communities e a Fundação John Deere.

Um dos objetivos da capacitação, que teve duração de 12 horas, foi aumentar o conhecimento dos participantes em Gestão de Conselho Municipais de direito, que são fóruns onde os cidadãos podem manifestar e buscar seus direitos, independentemente de posições políticas. O curso foi facilitado pela Coordenadora Regional de Programas da Global Communities Brasil de Catalão, Adrianne de Oliveira e pela Coordenadora Regional de Programas da Global Communities Brasil da Unidade de Montenegro, Naja Souza, que acredita que a capacitação, além do conhecimento, irá  auxiliar os conselhos na gestão dos fundos municipais, tornando mais transparente o acesso aos recursos para serem destinados as ONGs cadastradas nos Conselhos.

“O Workshop foi somente o primeiro passo na busca do empoderamento dos Conselhos Municipais de Direito de Montenegro, nosso objetivo é fortalecer a capacidade dos mesmos em Gestão de Conselhos, para que assim possam assegurar mais benefícios as ONGs, além da boa relação com o poder público para que todas ações sejam realizadas de forma organizada e de acordo com as legislações que regulamentam o setor”, afirma Naja.

Para Ieda Gewehr, da ONG Recreo, a capacitação trouxe mais conhecimento sobre o assunto e iniciou um diálogo entre as instituições da cidade. “Sinto que esta parceria já está influenciando e influenciará ainda mais na melhoria das relações e fluxo de trabalho entre as resoluções dos conselhos e a finalização de processos das demandas das entidades sociais.   É o começo de um amadurecimento e fortalecimentos destes grupos”, afirma Ieda.

Fortalecendo o Terceiro Setor
O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada ONG, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários.