News  >  Blog

Instituições de Montenegro/RS recebem capacitação sobre Novo Marco Regulatório

Published 08/22/2018 by Daiane Yara Martins

​Representantes de Organizações não Governamentais (ONG), Conselhos Municipais de Direito e órgãos públicos de Montenegro/RS participaram da capacitação sobre o Novo Marco Regulatório oferecida pela Global Communities Brasil, através do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor, uma das inciativas do Semeando o Futuro, em parceria com a Fundação John Deere. 

Naja Souza, Coordenadora Regional de Programas da Global Communities Brasil da Unidade de Montenegro, afirma que o objetivo principal da capacitação, que contou com 45 participantes, foi sanar as dúvidas sobre o Novo Marco Regulatório, além de fortificar as organizações.
“Acredito que essa capacitação irá fortalecer as capacidades das Organizações Não Governamentais, bem como as do Poder Público, para firmar parcerias de mutua cooperação. Os encontros ajudaram a clarear as diretrizes da política do Termo de Fomento, que está em vigorando no município desde 2017, com esse novo conhecimento, acreditamos que ambas as partes envolvidas terão maior segurança no momento de firmar parcerias”, afirma.
Para Sérgio Luís Schons, voluntário no Lar Sagrada Família, a capacitação foi esclarecedora. “ Ter participado integralmente dos dois encontros sobre o Novo Marco Regulatório e suas implicações nos processos das ONGs foi altamente positivo, tendo logrado foco e esgotamento de dúvidas por parte dos participantes, acredito que capacitações como essa podem nos ajudar muito”, afirma.

Fortalecendo o Terceiro Setor

O objetivo do Programa de Fortalecimento do Terceiro Setor é transferir conhecimentos, práticas e ferramentas para uma melhor gestão das Organizações não Governamentais nos pilares Gestão Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão de Voluntariado e Gestão em Rede, promovendo maior efetividade das ações de cada ONG, com isso aumentando a qualidade de vida e condições sócio econômicas dos beneficiários.