News  >  Blog

Já ouviu falar em Desenvolvimento Comunitário?

Published 02/04/2020 by Daiane Yara Martins

p-gina-14_orig

Texto: Daiane Martins – Coordenadora de Desenvolvimento Comunitário da Global Communities Brasil

Sou jornalista de formação, mas trabalho com desenvolvimento comunitário há 5 anos. O dia a dia já é tão natural para mim que acho curioso que, 90% das pessoas que converso, não tem ideia do que faço. Se você é uma delas, vamos lá. Espero que esse artigo te ajude a entender e te inspire. Desenvolvimento comunitário engloba o trabalho de melhorar a situação de um determinado território sob diversos aspectos, atuando sempre junto àqueles que formam a comunidade.

Para o sucesso deste trabalho, é de extrema importância a participação ativa dos moradores da comunidade onde a ação acontece, afinal, são eles quem conhecem a realidade local além de serem os maiores interessados nas melhorias e de quem se espera uma disposição em buscar as soluções para os problemas.

Também é muito importante a participação de outros atores como representantes do primeiro setor (governos municipais, estaduais, federais) e do segundo setor (instituições privadas). Normalmente o apoio dessas partes vem através de parcerias firmadas para a promoção de melhorias locais. E é aqui que eu entro, meu trabalho é garantir que os programas e projetos desenvolvidos nas comunidades tenham seus moradores como principais atores de seu desenvolvimento.

Infelizmente, o envolvimento em questões sociais, principalmente para discutir, debater, encontrar e promover soluções locais não é uma prática usual entre os brasileiros. Tendo isso em conta, utilizamos aqui na Global Communities uma estratégia para que se instigue este desejo pela atuação social que é se aproximar com uma novidade, um curso, uma capacitação que aborde temas relacionados à cidadania, que ofereça técnicas e ferramentas de organização e participação comunitária. Destes grupos saem grandes líderes comunitários e grandes projetos (isso é assunto para um outro artigo!).

Uma característica importante para quem realiza este trabalho é ter bastante flexibilidade pois lidamos o tempo todo com pessoas de perfis completamente diferentes. Saber ouvir é outra característica importante, pois dentro de uma comunidade, cada indivíduo traz como bagagem muito conhecimento, muitas histórias e experiências importantes para o processo.

Aqui nesse link um TEDTalk que fala sobre a importância de ouvir no desenvolvimento de projetos sociais.

O trabalho de desenvolvimento comunitário é árduo, seus resultados demoram a aparecer. Seu sucesso depende da capacidade de organização, articulação e da autogestão de grupos comunitários. Ao mesmo tempo é um trabalho bastante gratificante. É o exercício da cidadania. A cada conquista de um grupo para a sua comunidade, sabemos que uma semente foi plantada.

E você, já trabalhou com desenvolvimento comunitário? Ficou interessado e quer saber mais? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário, mande inbox ou chame para um café! É sempre um prazer conversar sobre aquilo que nos apaixona 😉