News  >  Blog

Jardim Nova América em Campinas recebe novo projeto da Global Communities

Published 05/10/2017 by Daiane Yara Martins

2_1

O Global Communities iniciou suas atividades em Campinas. Depois do sucesso do programa “Semeando o Futuro” em Horizontina – RS, Campinas é a próxima cidade a receber um programa apoiado pela organização. 

​Dessa vez a comunidade que fará parte da ação será o Jardim Nova América localizado próximo a região do Aeroporto Internacional de Viracopos. Para a Especialista em Desenvolvimento Comunitário, Carmen Freddo, as expectativas da Global Communities para realização deste primeiro projeto em Campinas são positivas “estou  confiante no que vamos realizar porque este é um trabalho que fazemos com as pessoas”. E acrescentou que “junto com as entidades, lideranças e moradores do bairro vamos construir uma grande rede de trabalho coletivo que é nossa base de trabalho”.

O projeto será dividido em ciclos, no primeiro deles foram feitas reuniões com lideranças civis e representantes da comunidade. Desde o início, o apoio da Associação de Moradores do bairro foi fundamental na propagação e mobilização dos agentes da região. Durante as reuniões foram levantadas algumas pautas importantes e necessidades da comunidade. Ficou decidido que também será a realizado um curso de capacitação de lideranças. O curso terá em média 20 horas e serão de 20 a 30 vagas.

A capacitação dos agentes da comunidade é um importante processo em prol do desenvolvimento coletivo. Através da abordagem PACE (Atividades Participativas para a Melhoria Comunitária), a Global Communities busca trabalhar o desenvolvimento comunitário por meio do apoio aos moradores. A compreensão sobre os processos participativos e como trabalhar para criar um domínio local e aumentar a capacidade no seu bairro são fundamentais para o desenvolvimento da comunidade.

A mudança duradoura e positiva nas comunidades deve ser liderada pelos representantes locais. A Global Communities incentiva a participação de mulheres e homens, jovens e idosos; todos são bem-vindos a fazer parte deste processo de construção e transformação. Carmen Freddo comenta sobre as experiências adquiridas em atividades em outras comunidades e como elas podem ser aplicadas ao projeto no Jd. Nova América. Para ela todo trabalho já realizado nesse formato de atuação e envolvimento dos morderes em prol do desenvolvimento local vem surtindo bons resultados no desenvolvimento comunitário. “a ideia é formar uma rede social participativa integrando moradores a partir da confiança nos seus pares, nos seus talentos, habilidade para favorecer o desenvolvimento de sua comunidade”.

A última fase do projeto será a organização de uma atividade comunitária com todo o bairro para que as lideranças possam colocar em pratica os conhecimentos adquiridos no processo de formação.
As datas para realização do curso de capacitação e atividade na comunidade ainda não foram definidas. O site e redes sociais do Global Communities serão frequentemente atualizados com informações sobre o projeto.

O programa Semeando o Futuro tem como meta, aperfeiçoar a capacidade das comunidades e instituições locais para que juntos tenham maior autonomia em busca de melhores condições socioeconômicas. Este programa de três anos veio em parceria entre a Fundação John Deere e Global Communities.