News  >  Blog

John Deere na Escola amplia a sua atuação em Horizontina

Published 08/08/2019 by Daiane Yara Martins

2019-07-projeto-5s-escolas-cristo-rei-e-espirito-santo-02_orig

Após o sucesso das turmas de mentoria de 2017 e 2018, a promotoria pública de Horizontina, solicitou o apoio do comitê de voluntariado da John Deere para atender a cinco jovens que tiveram uma passagem pelo Lar de Crianças e Jovens e no início deste ano, retornaram a integrar a sociedade. Quatro jovens retornaram a residir com suas famílias e um deles mora sozinho. Desses jovens, dois iniciaram um período de estágio junto à John Deere, um está como bolsista na escola onde estuda e, os outros dois, por ainda não terem a idade mínima exigida por lei para trabalhar, apenas estudam.

A situação desses cinco jovens em caráter especial, são casos de extrema vulnerabilidade social, financeira e desestruturação familiar e, o apoio dos mentores tem sido fundamental para que estes possam ter uma expectativa de vida pessoal e profissional.

O projeto de 5s executado em 2018 junto a Escola Albino Fantin também teve uma boa repercussão e está sendo aplicado em 2 escolas municipais (Cristo Rei e Espírito Santo) a pedido da Secretaria da Educação. A ideia é que seja um projeto piloto e que seja multiplicado para outras escolas da cidade no próximo ano.

O projeto está sendo implementado simultaneamente aos sábados de manhã. Enquanto uma equipe de voluntários atende uma escola, a outra equipe está encarregada em outra turma. No total participam do projeto 42 alunos e 56 voluntários. 

Os encontros estão ocorrendo quinzenalmente aos sábados pela manhã com duração de 3h e 30min, previsto para ocorrerem até outubro. Nos encontros, são realizadas atividades teóricas e práticas, onde os alunos colocam a mão na massa sob orientação dos voluntários.

Os dois projetos foram desenvolvidos e sistematizados por nossa equipe que também responsável pelo treinamento dos líderes dos comitês que capacitaram os voluntários participantes e pelo acompanhamento técnico das atividades. Nossa especialista de voluntariado, Roseli Bianchi, acompanhou o processo de implementação dos projetos para os novos públicos-alvo, participando das reuniões iniciais e instruindo o comitê onde necessário.