News  >  Blog

Jovens organizam ação contra suicídio em sua comunidade

Published 08/30/2019 by Daiane Yara Martins

Ação acontece durante o #SetembroAmarelo e visa apoiar jovens e familiares de bairro em Indaiatuba

No próximo domingo, dia 1 de setembro, a partir das 13h30min, a Escola Wladimir Oliver recebe o evento #Tamojunto, uma tarde de palestras com foco na prevenção da depressão e do suicídio, organizada por jovens líderes comunitários do Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba.

O projeto surgiu da preocupação do grupo de jovens do bairro, que observaram o aumento de casos de pessoas com depressão na comunidade. As palestras têm o objetivo de conscientizar, informar e instruir aqueles que estejam enfrentando a doença e/ou aqueles que querem ajudar alguém próximo. Após as conversas, haverá um breve atendimento com orientações para aqueles que sentirem necessidade.

A ação comunitária, que acontece durante o mês de prevenção ao suicídio – #SetembroAmarelo, contará com a presença de três profissionais convidados da área da saúde, a psiquiatra Marcia Acevedo Coutinho (CRM 190292), a terapeuta ocupacional Bárbara Corá (CREFITO 310159/TO) e o psicólogo Daniel Felipe Lopes dos Santos (CRP 06/150693). A iniciativa conta com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Unidade Básica do Jardim Oliveira Camargo, da Casa da Fraternidade e do Fundo Comunitário do Programa Semeando o Futuro.

Além das ações de prevenção a depressão e ao suicídio quem comparecer ao evento poderá participar das aulas de funcional e fitdance. Haverá um espaço kids para as crianças.

Rodas de conversas

Em parceria com o CRAS do Jardim Oliveira Camargo os jovens líderes organizaram duas rodas de conversas para os moradores do bairro. A primeira acontecerá no dia 4 de setembro (quarta-feira), às 10h, e tem como foco os jovens de 14 a 17 anos. No dia 6 de setembro, às 8h30min, é a vez das mulheres se reunirem para conversar sobre autocuidado, depressão pós-parto, angústias e expectativas. As duas rodas contarão com a presença de profissionais convidados da área de saúde e acontecerão no CRAS (R. Augusto Brega, 452 – Jardim Oliveira Camargo, Indaiatuba).

#TamoJunto

Todo o projeto foi pensado e executado por um grupo de jovens do Jardim Oliveira Camargo, com o apoio do Fundo Comunitário do programa Semeando o Futuro. O programa Semeando o Futuro é uma parceria entre a Global Communities e a Fundação John Deere que busca promover mudanças significativas nas comunidades localizadas nas cidades de operações da John Deere Brasil.

A missão do programa é estimular a capacidade das comunidades e instituições locais para priorizar as necessidades e mobilizar os recursos para que melhorias das condições socioeconômicas, especialmente para os jovens em risco, sejam realizadas. O trabalho é realizado com foco em quatro pilares: Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento dos Jovens, Desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Desenvolvimento do Voluntariado Corporativo

Atualmente, o programa possui atividades em seis cidades no Brasil, Horizontina/RS, Montenegro/RS, Campinas/SP, Indaiatuba/SP, Catalão/GO e Recife/PE, além de Granadero Baigorria, na Argentina.

Serviço:
#TamoJunto
Quando: 01 de setembro, 13h30
Onde: a Escola Wladimir Oliver, Jardim Oliveira Camargo – Indaiatuba/SP
Aberto ao público e gratuito