News  >  Blog

Jovens unidos contra a depressão

Published 10/17/2019 by Daiane Yara Martins

2019-09-tamojunto-41_orig

Projeto idealizado por jovens do Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba/SP, visa apoiar moradores que estão passando por um momento difícil.

Por Amanda Xavier
Edição: Fernanda Mello

​Priscila Santos (28) e seus amigos de longa data Edson Guedes (22) e Taylane Souza (21) foram criados praticamente juntos no Jardim Oliveira Camargo, em Indaiatuba/SP. Ao longo dos anos, o trio compartilhou diversas experiências, seja nas ruas do bairro, na escola local ou no grupo de jovens da igreja católica que frequentam.
Apesar do ambiente aconchegante e acolhedor que um bairro pequeno, de cerca de quatro mil moradores proporciona, os jovens perceberam que ao seu redor cada vez mais pessoas estavam deprimidas e que os casos de depressão e outras doenças emocionais aumentavam consideravelmente na comunidade, principalmente entre os moradores mais jovens.

“Sou moradora do Jardim Oliveira Camargo desde que nasci, há 28 anos, e nunca vi tantas pessoas deprimidas ou com doenças emocionais como hoje em dia. Essas pessoas precisavam de nossa ajuda, mas sentia que ainda não estávamos preparados para oferecer esse tipo de suporte”, afirma Priscila Santos, uma das idealizadoras do projeto.

Foi a partir dessa realidade que os três amigos resolveram se unir para a elaboração de uma série de inciativas para dar suporte para as pessoas e para os familiares daqueles que estão enfrentando algum problema emocional. Apesar da boa vontade em criar uma rede de apoio, no início a tarefa não se mostrou nada fácil.

Os jovens, que não tinham nenhuma experiência em projetos comunitários e perceberam que a iniciativa só sairia do papel por meio de alianças com instituições da comunidade e através do trabalho dos próprios moradores. Foi então que Letícia buscou se espelhar no melhor exemplo que tinha em casa. Seu pai, Salvador Santos, é líder comunitário ativo na comunidade e participa de diversas ações no Jardim Oliveira Camargo, juntamente com a Mesa de Coordenação desde 2017.

“Tínhamos muita vontade, mas realmente não sabíamos por onde começar. Por isso, a ajuda que recebemos do Programa Semeando o Futuro foi de suma importância, principalmente na instrução do rumo que deveríamos tomar para fazer acontecer esses eventos e também no suporte financeiro que recebemos através do Fundo Comunitário. Seria muito mais complicado sem essa ajuda, pois não tínhamos nenhuma experiência com projetos e nunca tínhamos lidado com um evento do tamanho que foi o #TamoJunto”, conta Priscila.

Com o projeto elaborado e as alianças formadas o primeiro evento do #TamoJunto aconteceu durante a campanha mundial Setembro Amarelo, um mês inteiro dedicado a prevenção do suicídio. A tarde de palestras foi realizada na Escola Wladimir Oliver e contou com a participação de profissionais da saúde, que de forma voluntária ofereceram palestras e um primeiro atendimento para cerca de 94 pessoas que compareceram ao local. O clima de união e acolhimento marcou a primeira ação do projeto.

​“Esse tipo de evento é muito importante pois somos uma comunidade, nós devemos nos considerar como uma família, até porque moramos em um bairro pequeno e vulnerável socialmente e todo mundo conhece todo mundo. Esse sentimento de se importar com o próximo é exatamente o que nós queremos trazer com esse projeto”, afirma Taylane Souza.

Daniel Felipe Santos, psicólogo voluntário na ação, acredita que iniciativas criadas pelos jovens é um sopro de esperança para essa faixa etária que atualmente tem que lidar com diversos problemas emocionais.

“Eu acredito muito no que vai fazer a mudança no mundo são as crianças, são os jovens. E nesse evento vimos todo o resultado desse empenho e desse trabalho, de ir atrás, de conseguir profissionais para conseguir oferecer esse suporte para o próprio bairro e para toda a comunidade”.

Conscientes de que o trabalho para prevenção de doenças mentais deve ser realizado frequentemente, faz parte do projeto a realização de mesas de conversas semanais.

“Nossa intenção é continuar a criar essa rede de apoio através da realização de rodas de conversas, com isso, pensamos em fortalecer a nossa comunidade e ajudar quem está precisando de apoio e seus familiares. Estamos muito satisfeitos com as parcerias que conquistamos até aqui, é através delas que vamos conseguir dar uma vida longa ao projeto”, conta Edson Guedes, idealizador do projeto.

Esses encontros já acontecem no bairro e reúnem diversos públicos e estão sendo executados em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e profissionais voluntários da área da saúde de Indaiatuba e região. Nas rodas de conversas são tratados assuntos como a depressão na juventude, depressão pós-parto, autocuidado e angústias e expectativas.

Além disso, os frutos do projeto já estão sendo colhidos com uma maior procura por ajuda nos equipamentos públicos disponíveis no bairro. Para a terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Bárbara Corá, projetos como o #TamoJunto ajudam aproximar os jovens da ajuda e criam uma base encorajadora para ajudar a superar a depressão e outros problemas emocionais.

“Tendo o incentivo e apoio nessa busca o jovem aceita bem as opções de tratamento, mas a maior questão é que por ser pouco comunicativo, o jovem “esconde” o sofrimento. Iniciativas como o #TamoJunto sem dúvidas aproximam a comunidade dos equipamentos do território, porque promovem a identificação e apropriação do espaço. Também ajuda a desmistificar os problemas relacionados ao adoecimento mental”.

​Semeando o Futuro
O programa Semeando o Futuro é uma parceria entre a Global Communities e a Fundação John Deere e busca promover mudanças significativas nas comunidades localizadas nas cidades de operações da John Deere Brasil. A missão do programa é estimular a capacidade das comunidades e instituições locais para priorizar as necessidades e mobilizar os recursos para que melhorias das condições socioeconômicas, especialmente para os jovens em risco, sejam realizadas. O trabalho é realizado com foco em três pilares: Desenvolvimento Comunitário, Desenvolvimento de Instituições locais (OSCs) e Desenvolvimento do Voluntariado Corporativo.