News  >  Blog

Laboratório de ciências incentiva jovens a serem a próxima geração de inovadores na Ucrânia

Published 05/15/2019 by Daiane Yara Martins

texto-inter

As crianças da comunidade de Kamyanomostivska (CC), Mykolayivska Oblast, próxima ao Mar Negro no sul da Ucrânia, agora podem aprender sobre ciência e realizar experimentos especializados em um laboratório científico que abriu recentemente em sua escola.

O projeto tornou-se uma realidade dentro da estrutura de cooperação baseada na comunidade com o Programa USAID DOBRE [1] (Oferta de Descentralização Melhores Resultados e Eficiência), implementada pelo Global Communities. O DOBRE visa fortalecer a auto-governança local e criar melhores condições para as comunidades, aumentar o nível de envolvimento dos cidadãos na tomada de decisões e garantir responsabilidade e transparência na administração pública.

O novo laboratório de pesquisa de última geração em Kamyanomostivska CC ajudará os estudantes a se sentirem verdadeiros cientistas e os expõe a alguns dos elementos básicos dos princípios avançados de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Eles realizarão experimentos básicos em um ambiente seguro. Os equipamentos necessários – incluindo um dispositivo de medição digital, um conversor analógico-digital, um microscópio e agentes químicos adquiridos com o apoio do Programa USAID DOBRE – foram reparados. No laboratório, os alunos poderão realizar experimentos que vão além do currículo escolar, aprofundando assim seus conhecimentos de química e física. Embora o laboratório esteja localizado na escola em Kamyanomostivska CC, os alunos de outras três escolas comunitárias também poderão trabalhar lá.
 
A ideia do projeto surgiu durante um dos fóruns do Programa USAID DOBRE, no qual participou Iryna Solovyova, uma especialista líder do Departamento de Educação da Ucrânia.
 
“Todos nós temos trabalhado arduamente para dar vida a este projeto, e tudo vale a pena quando vemos nossas mais de 400 crianças se interessarem ativamente em estudar ciência”, disse Solovyova em uma recente reunião da comunidade celebrando o projeto. 

[1] Oferta de Descentralização Melhores Resultados e Eficiência (DOBRE) é o programa de cinco anos da USAID, implementado pela Global Communities, que trabalha para apoiar o fornecimento de boa governança local e criar melhores condições para o desenvolvimento por comunidades consolidadas (CCs), aumentar o cidadão engajamento na tomada de decisões e garantir a prestação de contas e a transparência na administração pública. O Consórcio DOBRE, liderado pelas Comunidades Globais, inclui: Ukrainian Crisis Media Center (UCMC); Impulso social; Fundação de Apoio à Democracia Local (FSLD / FRDL); Escola Malopolska de Administração Pública da Universidade de Economia de Cracóvia (MSAP / UEK), Polônia; e Instituto Nacional Democrático (NDI). DOBRE é implementado em sete oblasts alvo: Dnipropetrivska, Ivano-Frankivska, Kharkivska, Khersonska, Kirovohradska, Mykolayivska e Ternopilska.

Texto originalmente publicado em: ​https://www.globalcommunities.org/ukraine-dobre-science-lab